Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1803
Tipo: Monografia-Especialização
Título: O reflexo da pandemia na saúde, na intensificação e na precarização do trabalho docente no contexto do ensino remoto
Título(s) alternativo(s): The impact of the pandemic on health, the intensification and precariousness of teaching work in the context of remote teaching
Autor(es): Silva, Jéssica Caroline Bessa
Primeiro Orientador: Polonial, Juscelino Martins
metadata.dc.contributor.referee1: Polonial, Juscelino Martins
metadata.dc.contributor.referee2: Teixeira, Renato Araújo
metadata.dc.contributor.referee3: Vaz, Ronaldo Ferreira
Resumo: No final do século XX, e início do século XXI, houve a intensificação da exploração do trabalho docente. A sociedade pós-moderna tornou-se uma sociedade de desempenho e produção, em que o professor poderia trabalhar de qualquer lugar, a qualquer momento. A pandemia de covid-19 trouxe insegurança aos trabalhadores e a precarização das relações de trabalho. Já não havia mais separabilidade entre local de trabalho e local de descanso e lazer. A pandemia impôs o uso de tecnologias, ou seja, os docentes aprenderam em um curto período a dominar ferramentas de ensino, que para alguns era completamente nova. Este estudo, propôs-se a entender como a pandemia refletiu na subjetividade dos docentes. A pesquisa, de abordagem qualitativa analisou quatro pesquisas (a) Condições de trabalho no IFSP em tempos de covid-19; (b) Pesquisa Adusp sobre as condições de trabalho durante a pandemia; (c) Relatório do GT Adunicamp sobre as condições de trabalho remoto docente no contexto da pandemia de covid-19; e (d) Pesquisa SINTE sobre a saúde do profissional da educação em tempo de pandemia e trabalho remoto. O estudo indicou que a pandemia alterou a noção de tempo, havendo a inseparabilidade entre local de trabalho e local de descanso e intensificou o ritmo de trabalho. A pesquisa também mostrou que as mulheres adoeceram mais que os homens, pois sentiram-se mais sobrecarregadas devido ao trabalho doméstico e cuidados com a família.
Palavras-chave: Trabalho docente
Adoecimento docente
Sociedade do cansaço
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Inhumas
Citação: SILVA, Jéssica Caroline Bessa. O reflexo da pandemia na saúde, na intensificação e na precarização do trabalho docente no contexto do ensino remoto. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Docência na Educação Básica e Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Inhumas, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1803
Data do documento: 22-Set-2023
Aparece nas coleções:Especialização em Docência na Educação Básica e Profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Especialização_JESSICASILVA.pdfTCC_Especialização_JESSICASILVA1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata da sessão pública_JessicaSilva.pdfAta da sessão pública_JessicaSilva528,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.