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Tipo: Monografia-Especialização
Título: A desigualdade de gênero na formação acadêmica e na produção científica de professores e professoras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) Câmpus Inhumas
Título(s) alternativo(s): Gender inequality in academic training and scientific production of professors at the Institute Federal Department of Education, Science and Technology of Goiás (IFG) Inhumas Campus
Autor(es): Barbosa, Rafael Rodrigues
Primeiro Orientador: Carneiro, Fernando Henrique Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Carneiro, Fernando Henrique Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Carvalho, Ana Júlia Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee3: Almeida, Idayany Araújo Cardoso de
Resumo: A presente pesquisa tem o propósito de investigar a desigualdade de gênero na formação acadêmica e na produção científica de professores e professoras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – (IFG) câmpus de Inhumas. Nesse sentido, este estudo indaga em sua problemática, como a desigualdade de gênero afeta no processo de formação acadêmica e na produção científica de professores e professoras do IFG câmpus Inhumas. Sendo assim, o objetivo principal deste trabalho é identificar e compreender como a desigualdade de gênero interfere no processo de formação acadêmica de professores e professoras, bem como suas produções cientificas e sua participação em eventos científicos. Diante das grandes disparidades e desigualdades de gênero geradas pela cultura machista e patriarcal, nota-se uma (in)visibilidade e, por vezes, uma visão estereotipada da figura feminina no meio cientifico. Nesse sentido, considerando os questionamentos e apontamentos que permeiam as manifestações e produções científicas, justifica-se esta pesquisa, pela importância e necessidade em abordar as produções de autoria feminina, discutindo a interferência dos papeis sociais e culturais neste processo. Assim, a pesquisa dialoga com pensamentos e estudos de autores como Bourdieu (2002), Foucault (2009), Butler (2006) e Beauvoir (1996), os quais abordam questões que relacionam o campo do gênero ao campo educacional, apresentando subsídios para a reflexão acerca dos preconceitos e estereótipos que cercam o âmbito educacional bem como os profissionais que atuam na área. A pesquisa se caracteriza como uma investigação científica de caráter quanti-qualitativa, sendo um estudo descritivo e exploratório que se apoia em uma pesquisa documental. No que diz respeito a coleta de dados, foi realizada a partir do currículo Lattes dos professores efetivos do Instituto, os quais foram identificados a partir de uma lista disponibilizada pela própria instituição após solicitação, via e-mail, pelo professor e orientador Fernando. Vale destacar que, no quadro de docentes da instituição, foram totalizados 66 docentes, sendo 34 do sexo masculino e 32 do sexo feminino.
Palavras-chave: Educação
Gênero
Desigualdade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Inhumas
Citação: BARBOSA, Rafael Rodrigues. A desigualdade de gênero na formação acadêmica e na produção científica de professores e professoras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) Câmpus Inhumas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Docência na Educação Básica e Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Inhumas, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1801
Data do documento: 11-Out-2023
Aparece nas coleções:Especialização em Docência na Educação Básica e Profissional

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