Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1800
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O estágio supervisionado e o programa de residência pedagógica na formação inicial do professor de matemática
Título(s) alternativo(s): The supervised internship and the pedagogical residency program in initial mathematics teacher training
Autor(es): Medeiros, Isabella Neias
Primeiro Orientador: Morais, Silvia Cristina Dorneles de
metadata.dc.contributor.referee1: Morais, Silvia Cristina Dorneles de
metadata.dc.contributor.referee2: Lula, Kariton Pereira
metadata.dc.contributor.referee3: Jesus, Manoel Bernardes de
Resumo: Este artigo é resultado de uma pesquisa documental que analisou os Projetos Pedagógicos dos Cursos presenciais de licenciatura em matemática, em relação à disciplina de Estágio Supervisionado, nas instituições públicas de ensino superior situadas em Goiás. O objetivo central consistiu na compreensão da estruturação e características do Estágio Supervisionado e/ou do Programa de Residência Pedagógica nas instituições públicas de ensino superior do estado de Goiás, por meio da análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) dos cursos presenciais de licenciatura em matemática e do ementário da Universidade Estadual de Goiás. Na consecução de tais propósitos, procedeu-se uma compreensão minuciosa dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) e das fontes de referência empregadas, bem como do papel do Estágio Supervisionado em suas atividades práticas de ensino e sua correlação com o programa de residência. No aporte teórico que fundamentou o estudo, destacam-se autores como Shulman (1986), Gauthier (1998), Tardif (2002), entre outros. Os resultados advindos desta pesquisa atestam que a vivência do Estágio Supervisionado conjuntamente com o Programa de Residência Pedagógica induz as modificações discerníveis nas práticas educacionais dos docentes em termos tangíveis, denotando, ao final do ciclo formativo, um processo de reconstrução das atividades docentes, mediante a concepção e implementação de projetos concretos no contexto prático. Por meio dessa abordagem reflexiva e colaborativa, busca-se concretizar um programa acadêmico mais coeso e estrategicamente alinhado, com o propósito de preparar de forma abrangente e aprofundada os futuros profissionais da educação, capacitando-os para enfrentar os desafios e complexidades da prática pedagógica contemporânea.
Palavras-chave: Estágio Supervisionado
Programa Residência Pedagógica
Formação docente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Inhumas
Citação: MEDEIROS, Isabella Neias. O estágio supervisionado e o programa de residência pedagógica na formação inicial do professor de matemática. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Docência na Educação Básica e Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Inhumas, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1800
Data do documento: 22-Set-2023
Aparece nas coleções:Especialização em Docência na Educação Básica e Profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Especialização_ISABELLA NEIAS MEDEIROS.pdfTCC_Especialização_ISABELLA NEIAS MEDEIROS477,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.