Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1791
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ensino de Matemática para Surdos
Título(s) alternativo(s): Estratégias de Ensino de Matemática para Surdos
Autor(es): Leandro, Carlos Daniel Oliveira
Primeiro Orientador: Duarte, Soraya Bianca Reis
metadata.dc.contributor.referee1: Duarte, Soraya Bianca Reis
metadata.dc.contributor.referee2: Jesus, Ana Cristina Gomes de
metadata.dc.contributor.referee3: Nogueira, Leone de Morais
Resumo: O presente trabalho aborda o ensino da matemática para alunos surdos, com o objetivo de analisar as estratégias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem. O estudo tem uma abordagem qualitativa e se baseia em pesquisas bibliográficas. Como resultado foi proposto uma sequência didática com o tema “Análise Combinatória – Princípio Fundamental da Contagem” para alunos do 8° ano do Ensino Fundamental II. A sequência didática desenvolvida incorpora aspectos da cultura surda, como a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e elementos visuais e concretos. Destaca-se a importância do professor em conhecer as características da cultura surda para preparar aulas acessíveis, contribuindo para a inclusão dos alunos surdos.
Abstract: The present work addresses the teaching of mathematics to deaf students, with the objective of analyzing the strategies used in the teaching-learning process. The study has a qualitative approach and is based on bibliographical research. As a result, a didactic sequence was proposed with the theme “Combinatorial Analysis – Fundamental Principle of Counting” for students in the 8th year of elementary school II. The didactic sequence developed incorporates aspects of deaf culture, such as Brazilian Sing Language (Libras) and visual and concrete elements. The importance of the teacher in knowing the characteristics of deaf culture is highlighted to prepare accessible classes, contributing to the inclusion of deaf students.
Palavras-chave: Análise Combinatória
Ensino Bilíngue
surdos
Matemática
CNPq: Ciências Exatas e da Terra; Matemática
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Goiânia
Citação: Leandro, Carlos Daniel Oliveira. Ensino de Matemática para Surdos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Goiânia, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1791
Data do documento: 21-Nov-2023
Aparece nas coleções:Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Carlos_Daniel_Leandro.pdf1,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.