Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1787
Tipo: produto-de-teses-e-dissertacoes
Título: A resolução de problema e o xadrez no ensino de matemática
Título(s) alternativo(s): Problem solving and chess in mathematics teaching
Autor(es): Valadão, Valdenilton Rodrigues
Gomes, Adriana Aparecida Molina
metadata.dc.contributor.referee1: Gomes, Adriana Aparecida Molina
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Nilton Cezar
metadata.dc.contributor.referee3: Grillo, Rogério de Melo
Resumo: O produto educacional consiste em um curso de formação continuada de professores, criado no ano de 2022, no curso de Mestrado Profissional Educação para Ciências e Matemática do Instituto Federal de Goiás, Campus Jataí. Ele integrou a pesquisa, cuja problemática foi: de que modo um curso, voltado à prática pedagógica com o xadrez na perspectiva da Resolução de Problemas, pode contribuir na formação continuada de professores que ensinam matemática?Para responder a esta questão, foi desenvolvido um curso de forma semipresencial, abordando a Resolução de Problema e o Xadrez no ensino de matemática, o qual teve duração de 120 horas, distribuídas em 40 horas de atividades presenciais organizadas em 8 encontros semanais de 5 horas cada, e 80 horas de atividades assíncronas, na plataforma Google classroom, ( https://classroom.google.com/c/NDc2NjQzMTY0MTQ2?cjc=jwu6v2t), as quais foram destinadas para estudos individuais, resolução de atividades da sala virtual, elaboração e aplicação de atividades em sala de aula. O curso foi direcionado a professores que ensinam matemática, atuantes em sala de aula na cidade de Doverlândia-GO. Foi feito um convite, via meios de comunicação (e-mail, ligações e/ou whatsapp) para selecionar os participantes. A princípio foram inscritos dez professores, mas, por problemas de ordem pessoais, alguns precisaram desistir, sendo o curso finalizado com sete participantes. Nos encontros presenciais, foram priorizadas atividades pedagógicas práticas, que possibilitassem aos professores relacionarem a teoria e a prática de sala de aula. Na parte assíncrona, foram estudados a teoria acerca da Resolução de Problema, desde a heurística de Pólya até a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação Matemática através da Resolução de Problema, desenvolvida pelo Grupo de Estudo em Resolução de Problema (GTERP), da Unesp Rio Claro; a utilização de jogos no ensino de Matemática; e os aspectos históricos e aplicações pedagógicas do jogo de xadrez no ensino de matemática.
Abstract: The educational product consists of a continuing education course for teachers, created in the year 2022, in the Professional Master's course Education for Science and Mathematics of the Federal Institute of Goiás, Campus Jataí. He integrated the research, whose problematic was: how can a course, focused on pedagogical practice with chess in the perspective of Problem Solving, contribute to the continuing education of teachers who teach mathematics? To answer this question, a course was developed in a semi-face-to-face way, addressing Problem Solving and Chess in the teaching of mathematics, which lasted 120 hours, distributed in 40 hours of face-to-face activities organized in 8 weekly meetings of 5 hours each, and 80 hours of asynchronous activities, in the Google classroom platform, ( https://classroom.google.com/c/NDc2NjQzMTY0MTQ2?cjc=jwu6v2t) , which were intended for individual studies, resolution of virtual classroom activities, elaboration and application of classroom activities. The course was aimed at teachers who teach mathematics, working in the classroom in the city of Doverlândia-GO. An invitation was made via means of communication (e-mail, calls and/or whatsapp) to select the participants. At first, ten teachers were enrolled, but due to personal problems, some had to give up, and the course was completed with seven participants. In the face-to-face meetings, practical pedagogical activities were prioritized, which would allow teachers to relate the theory and practice of the classroom. In the asynchronous part, the theory about Problem Solving was studied, from the Pólya heuristic to the Methodology of Teaching-Learning-Mathematical Evaluation through Problem Solving, developed by the Study Group on Problem Solving (GTERP), of Unesp Rio Claro; the use of games in the teaching of Mathematics; and the historical aspects and pedagogical applications of the game of chess in the teaching of mathematics.
Palavras-chave: Jogo de xadrez
Chess game
Resolução de problema
Problem solving
Formação de professores
Teacher education
Ensino de matemática
Mathematics teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: VALADÃO, V. R.; GOMES, A. A. M. A resolução de problema e o xadrez no ensino de matemática. 2023. Produto Educacional (Mestrado em Educação para Ciências e Matemática) - Instituto Federal de Goiás, Jataí, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1787
Data do documento: 29-Jun-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
produto_Valdenilton_Rodrigues_Valadao.pdfProduto2,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.