Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1787
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.referee1Gomes, Adriana Aparecida Molina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8063443416453254pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Nilton Cezar-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2055261061681261pt_BR
dc.contributor.referee3Grillo, Rogério de Melo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3406955208027254pt_BR
dc.coverage.spatialJataí/Goiáspt_BR
dc.creatorValadão, Valdenilton Rodrigues-
dc.creatorGomes, Adriana Aparecida Molina-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7409871263069945pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8063443416453254pt_BR
dc.date.accessioned2023-12-08T13:26:18Z-
dc.date.available2023-12-08T13:26:18Z-
dc.date.issued2023-06-29-
dc.identifier.citationVALADÃO, V. R.; GOMES, A. A. M. A resolução de problema e o xadrez no ensino de matemática. 2023. Produto Educacional (Mestrado em Educação para Ciências e Matemática) - Instituto Federal de Goiás, Jataí, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1787-
dc.description.abstractThe educational product consists of a continuing education course for teachers, created in the year 2022, in the Professional Master's course Education for Science and Mathematics of the Federal Institute of Goiás, Campus Jataí. He integrated the research, whose problematic was: how can a course, focused on pedagogical practice with chess in the perspective of Problem Solving, contribute to the continuing education of teachers who teach mathematics? To answer this question, a course was developed in a semi-face-to-face way, addressing Problem Solving and Chess in the teaching of mathematics, which lasted 120 hours, distributed in 40 hours of face-to-face activities organized in 8 weekly meetings of 5 hours each, and 80 hours of asynchronous activities, in the Google classroom platform, ( https://classroom.google.com/c/NDc2NjQzMTY0MTQ2?cjc=jwu6v2t) , which were intended for individual studies, resolution of virtual classroom activities, elaboration and application of classroom activities. The course was aimed at teachers who teach mathematics, working in the classroom in the city of Doverlândia-GO. An invitation was made via means of communication (e-mail, calls and/or whatsapp) to select the participants. At first, ten teachers were enrolled, but due to personal problems, some had to give up, and the course was completed with seven participants. In the face-to-face meetings, practical pedagogical activities were prioritized, which would allow teachers to relate the theory and practice of the classroom. In the asynchronous part, the theory about Problem Solving was studied, from the Pólya heuristic to the Methodology of Teaching-Learning-Mathematical Evaluation through Problem Solving, developed by the Study Group on Problem Solving (GTERP), of Unesp Rio Claro; the use of games in the teaching of Mathematics; and the historical aspects and pedagogical applications of the game of chess in the teaching of mathematics.pt_BR
dc.description.resumoO produto educacional consiste em um curso de formação continuada de professores, criado no ano de 2022, no curso de Mestrado Profissional Educação para Ciências e Matemática do Instituto Federal de Goiás, Campus Jataí. Ele integrou a pesquisa, cuja problemática foi: de que modo um curso, voltado à prática pedagógica com o xadrez na perspectiva da Resolução de Problemas, pode contribuir na formação continuada de professores que ensinam matemática?Para responder a esta questão, foi desenvolvido um curso de forma semipresencial, abordando a Resolução de Problema e o Xadrez no ensino de matemática, o qual teve duração de 120 horas, distribuídas em 40 horas de atividades presenciais organizadas em 8 encontros semanais de 5 horas cada, e 80 horas de atividades assíncronas, na plataforma Google classroom, ( https://classroom.google.com/c/NDc2NjQzMTY0MTQ2?cjc=jwu6v2t), as quais foram destinadas para estudos individuais, resolução de atividades da sala virtual, elaboração e aplicação de atividades em sala de aula. O curso foi direcionado a professores que ensinam matemática, atuantes em sala de aula na cidade de Doverlândia-GO. Foi feito um convite, via meios de comunicação (e-mail, ligações e/ou whatsapp) para selecionar os participantes. A princípio foram inscritos dez professores, mas, por problemas de ordem pessoais, alguns precisaram desistir, sendo o curso finalizado com sete participantes. Nos encontros presenciais, foram priorizadas atividades pedagógicas práticas, que possibilitassem aos professores relacionarem a teoria e a prática de sala de aula. Na parte assíncrona, foram estudados a teoria acerca da Resolução de Problema, desde a heurística de Pólya até a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação Matemática através da Resolução de Problema, desenvolvida pelo Grupo de Estudo em Resolução de Problema (GTERP), da Unesp Rio Claro; a utilização de jogos no ensino de Matemática; e os aspectos históricos e aplicações pedagógicas do jogo de xadrez no ensino de matemática.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosy Cristina Oliveira Barbosa (rosy.barbosa@ifg.edu.br) on 2023-12-07T21:02:51Z No. of bitstreams: 1 produto_Valdenilton_Rodrigues_Valadao.pdf: 2072938 bytes, checksum: a887ae43e992915f4c63fca5a38d30e0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Wilma Joaquim da Silva (wilma.silva@ifg.edu.br) on 2023-12-08T13:26:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 produto_Valdenilton_Rodrigues_Valadao.pdf: 2072938 bytes, checksum: a887ae43e992915f4c63fca5a38d30e0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-08T13:26:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 produto_Valdenilton_Rodrigues_Valadao.pdf: 2072938 bytes, checksum: a887ae43e992915f4c63fca5a38d30e0 (MD5) Previous issue date: 2023-06-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInsitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiáspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCâmpus Jataípt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsIFGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogo de xadrezpt_BR
dc.subjectChess gamept_BR
dc.subjectResolução de problemapt_BR
dc.subjectProblem solvingpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeacher educationpt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectMathematics teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleA resolução de problema e o xadrez no ensino de matemáticapt_BR
dc.title.alternativeProblem solving and chess in mathematics teachingpt_BR
dc.typeproduto-de-teses-e-dissertacoespt_BR
ifg.titulovinculadoprodutoO xadrez na perspectiva de resolução de problemas na formação de professores que ensinam matemáticapt_BR
ifg.areaconcentracaoEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
ifg.tipoprodutoMaterial didático/instrucionalpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
produto_Valdenilton_Rodrigues_Valadao.pdfProduto2,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.