Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1786
Tipo: Dissertação
Título: O xadrez na perspectiva de resolução de problemas na formação de professores que ensinam matemática
Título(s) alternativo(s): Chess in the perspective of problem solving in the training of teachers who teach mathematics
Autor(es): Valadão, Valdenilton Rodrigues
Primeiro Orientador: Gomes, Adriana Aparecida Molina
metadata.dc.contributor.referee1: Gomes, Adriana Aparecida Molina
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Nilton Cezar
metadata.dc.contributor.referee3: Grillo, Rogério de Melo
Resumo: Este trabalho constitui em uma pesquisa da prática pedagógica, de cunho qualitativo, cujo objetivo geral é identificar as possíveis contribuições do uso do xadrez, numa perspectiva de resolução de problema, na prática docente de professores que ensinam matemática, durante um curso de formação continuada. Para responder à questão: de que modo um curso, voltado à prática pedagógica com o xadrez na perspectiva da Resolução de Problemas, pode contribuir na formação continuada de professores que ensinam matemática?, buscou-se respaldo teórico em estudos sobre Resolução de Problemas, Jogos no ensino de Matemática e nos documentos oficiais. A coleta de dados e as informações da pesquisa se deram por meio de questionários, atividades, relatórios, entrevistas, gravações de vídeos e áudios, diário de bordo e observações do pesquisador obtidos durante um curso de formação de professores que ensinam matemática. Para a análise, foram cruzados os dados e as informações e levantadas as concepções xadrez em situação de jogo e recorte do jogo de xadrez, para verificar as contribuições do xadrez nesse processo de formação. Como resultados, constatou-se que o uso do xadrez nas aulas de matemática pode contribuir para a construção da autonomia do educando, por proporcionar atividades de reflexão, que por meio das constantes tomadas de decisões diante dos problemas desencadeado durante uma partida, o levantamento de hipótese, a elaboração de estratégias para solucionar os problemas, o registro das soluções, as confirmações ou não das hipóteses, pode contribuir para que o aluno construa o próprio conhecimento matemático. E para o professor é uma a possibilidade de desenvolver atividades capazes de mobilizar o aluno para a aprendizagem matemática. Ademais, foram produzidas cinco sequências de atividades com a utilização do xadrez e resolução de problema no ensino de matemática, o que evidência terem os participantes se apropriado dessas metodologias. As sequências de atividades e o produto educacional estão disponibilizados e visam servir de orientação para novos estudos e contribuir com os pesquisadores que tenham interesse nesta temática.
Abstract: This work constitutes a research of pedagogical practice, of a qualitative nature, whose general objective is to identify the possible contributions of the use of chess, in a perspective of problem solving, in the teaching practice of teachers who teach mathematics, during a continuing education course. To answer the question: how can a course, focused on pedagogical practice with chess in the perspective of Problem Solving, contribute to the continuing education of teachers who teach mathematics?, theoretical support was sought in studies on Problem Solving, Games in the teaching of Mathematics and in official documents. Data collection and research information were done through questionnaires, activities, reports, interviews, video and audio recordings, logbook and observations of the researcher obtained during a training course for teachers who teach mathematics. For the analysis, the data and information were crossed and the conceptions chess in game situation and clipping of the game of chess were raised, to verify the contributions of chess in this formation process. As results, it was found that the use of chess in mathematics classes can contribute to the construction of the autonomy of the learner, by providing reflection activities, which through constant decision-making in the face of the problems triggered during a match, the hypothesis survey, the elaboration of strategies to solve the problems, the recording of solutions, The confirmations or not of the hypotheses, can contribute to the student to build his own mathematical knowledge. And for the teacher is a possibility to develop activities capable of mobilizing the student for mathematical learning. In addition, five sequences of activities were produced with the use of chess and problem solving in the teaching of mathematics, which evidences that the participants have appropriated these methodologies. The sequences of activities and the educational product are available and aim to serve as guidance for new studies and contribute to researchers who are interested in this theme.
Palavras-chave: Jogo de xadrez
Chess game
Resolução de Problema
Problem Solving
Formação de professores
Teacher education
Ensino de matemática
Mathematics teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: VALADÃO, V. R. O xadrez na perspectiva de resolução de problemas na formação de professores que ensinam matemática. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciências e Matemática) – Instituto Federal de Goiás, Jataí, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1786
Data do documento: 29-Jun-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_Valdenilton_Rodrigues_Valadao.pdfDissertação4,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.