Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1784
Tipo: Dissertação
Título: Contribuições da pedagogia histórico-crítica para o ensino-aprendizagem de sistema monetário brasileiro no ensino fundamental l
Título(s) alternativo(s): Contributions of historical-critical pedagogy for the teaching-learning of the Brazilian monetary system in elementary school I
Autor(es): Silva, Leon de Assis Silva
Primeiro Orientador: Queiroz, Vanderleida Rosa de Freitas e
metadata.dc.contributor.referee1: Queiroz, Vanderleida Rosa de Freitas e
metadata.dc.contributor.referee2: Maciel, Viviane Barros
metadata.dc.contributor.referee3: Lima, Lais Leni Oliveira
metadata.dc.contributor.referee4: Morais, Mara Rúbia de Souza Rodrigues
Resumo: Esta dissertação de mestrado resulta de pesquisa, cujo objeto de estudo foi uma proposta de ensino do sistema monetário brasileiro no Ensino Fundamental I, à luz da (PHC), em vista de responder ao seguinte problema: Quais as contribuições da PHC no processo de ensino- aprendizagem de matemática no Ensino Fundamental I, com foco no sistema monetário brasileiro, tendo em vista a formação crítica, ética e emancipadora? O objetivo geral foi compreender as contribuições da PHC no processo de ensino-aprendizagem da matemática no Ensino Fundamental I e os específicos foram: (i) sistematizar os pressupostos históricos, teóricos e metodológicos da PHC, como referencial de análise dos resultados; (ii) refletir sobre a aplicação da PHC no ensino de matemática; (iii) caracterizar a escola pesquisada em seus aspectos pedagógicos, a partir do projeto político pedagógico (PPP), da BNCC e das concepções de gestores e professores; (iv) desenvolver um plano de ensino com alunos de 5o ano, como produto educacional, destacando o conteúdo “sistema monetário brasileiro”, com base nos princípios da PHC; (v) analisar as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica no ensino da matemática no Ensino Fundamental I, a partir dos resultados do produto educacional. A pesquisa caracterizou-se como intervenção pedagógica (DAMIANI, 2012). Realizada numa escola municipal da cidade de Jataí-Goiás, utilizou como instrumentos de coleta de informações a análise documental, a entrevista semiestruturada e a observação direta. A análise documental se deteve no PPP da escola para conhecer a concepção pedagógica explicitada no documento. A entrevista foi realizada com a gestora, a coordenadora pedagógica e com as professoras a fim de apreender qual concepção pedagógica a escola e as professoras adotavam em suas práticas. Para a consecução do objetivo geral, desenvolveu-se o Produto Educacional que consistiu numa intervenção formativa com alunos de 5o ano, elaborada segundo a PHC, com foco no conteúdo sistema monetário brasileiro, do componente curricular de matemática. Os resultados revelaram que a intervenção pedagógica formativa contribuiu para a formação crítica dos alunos e que é possível ensinar matemática a partir de uma concepção de mundo crítica contra-hegemônica, com vistas na transformação da sociedade capitalista. Permitiram, sobretudo, apreender as seguintes contribuições: 1) a socialização do conhecimento elaborado aos filhos da classe trabalhadora; 2) a compreensão, por parte dos alunos, do objeto de estudo em suas múltiplas dimensões; 3) a passagem do senso comum ao saber elaborado; 4) a formação crítica, ética e humanizadora; 5) a prática social final transformada.
Abstract: This master's thesis is the result of research, whose object of study was a proposal for teaching the Brazilian monetary system in Elementary School I, in the light of (PHC), in order to answer the following problem: What are the contributions of PHC in the teaching-learning process of mathematics in Elementary School I, with a focus on the Brazilian monetary system, with a view to critical, ethical and emancipatory training? The general objective was to understand the contributions of the PHC in the teaching-learning process of mathematics in Elementary School I and the specific ones were: (i) to systematize the historical, theoretical and methodological assumptions of the PHC, as a reference for analyzing the results; (ii) reflect on the application of PHC in mathematics teaching; (iii) characterize the researched school in its pedagogical aspects, based on the political pedagogical project (PPP), the BNCC and the conceptions of managers and teachers; (iv) develop a teaching plan with 5th grade students, as an educational product, highlighting the content “Brazilian monetary system”, based on the principles of the PHC; (v) analyze the contributions of PHC in the teaching of mathematics in Elementary School I, based on the results of the educational product. The research was characterized as a pedagogical intervention (DAMIANI, 2012). Held at a municipal school in the city of Jataí- Goiás, it used document analysis, semi-structured interviews and direct observation as instruments for collecting information. The documental analysis focused on the school's PPP in order to know the pedagogical conception explained in the document. The interview was carried out with the manager, the pedagogical coordinator and the teachers in order to learn which pedagogical conception the school and the teachers adopted. In order to achieve the general objective, the Educational Product was developed, which consisted of a training intervention with 5th grade students, prepared according to the PHC, focusing on the content of the Brazilian monetary system, of the mathematics curricular component. The results revealed that the formative pedagogical intervention contributed to the critical formation of the students and that it is possible to teach mathematics from a critical counter-hegemonic conception of the world, with a view to transforming capitalist society. They allowed, above all, to apprehend the following contributions: 1) the socialization of the knowledge elaborated to the children of the working class; 2) students' understanding of the object of study in its multiple dimensions; 3) the transition from common sense to elaborate knowledge; 4) critical, ethical and humanizing education; 5) the ultimate social practice transformed.
Palavras-chave: Pedagogia histórico-crítica
Historical-critical pedagogy
Sistema monetário
Monetary system
Ensino fundamental I
Elementary school I
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: SILVA, L. A. Contribuições da pedagogia histórico-crítica para o ensino-aprendizagem de sistema monetário brasileiro no ensino fundamental I. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciências e Matemática) – Instituto Federal de Goiás, Jataí, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1784
Data do documento: 27-Jun-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_Leon_de_Assis_Silva.pdfDissertação21,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.