Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1783
Tipo: Dissertação
Título: O desenvolvimento do conceito de energia por estudantes dos anos finais do ensino fundamental a partir dos referenciais da didática desenvolvimental
Título(s) alternativo(s): The development of the concept of energy by students of final years of elementary school based on the references of developmental didactics
Autor(es): Oliveira, André Luiz Fernandes de
Primeiro Orientador: Souza, Paulo Henrique de
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Paulo Henrique de
metadata.dc.contributor.referee2: Queiroz, Vanderleida Rosa de Freitas e
metadata.dc.contributor.referee3: Echalar, Adda Daniela Lima Figueiredo
Resumo: Esta investigação buscou responder o seguinte problema: como a teoria do ensino desenvolvimental, pautada na lógica dialética, pode desencadear o desenvolvimento do pensamento teórico científico a partir do conceito energia? O objetivo desta pesquisa é apreender os indícios da formação do pensamento teórico em estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental, a partir do processo de apropriação do conceito de energia, no contexto da didática desenvolvimental. Na busca por respostas, esta investigação está amparada nos pressupostos teórico da filosofia do materialismo histórico e dialético, de Marx; da teoria histórico-cultural, de Vygotsky; da teoria da atividade, de Leontiev e do ensino desenvolvimental, de Davydov, no sentido de organizar a atividade de ensino (professor) e, também atividade de estudo (estudante) na área das Ciências da Natureza. A linha de estudo desta pesquisa refere-se aos fundamentos, metodologias e recursos para a Educação para Ciências e Matemática. Na metodologia, o desenvolvimento do experimento didático formativo, elaboramos tarefas de estudo e utilizamos os seguintes instrumentos para produção de dados: observação participante, questionários, aulas vídeo gravadas, material produzido pelo regente/pesquisador e pelos estudantes durante a intervenção pedagógica. Para a análise e inferências dos dados coletados foram utilizadas as seguintes categorias analíticas: zona de desenvolvimento proximal, tarefas de estudo e abstração-generalização substantivas. Os resultados desta investigação sinalizam indícios significativos em relação ao desenvolvimento do pensamento teórico por parte dos estudantes a partir do modo generalizado da ação, a conservação da energia e seus nexos conceitos. Por exemplo, o estudante ao propor solução ao problema da falta de energia elétrica nas residências estabelece possibilidades ao relacionar as placas solares com a torre eólica na “geração da energia elétrica”. Por fim, destacamos a proposta do produto educacional, “Experimento didático formativo: a formação do pensamento teórico a partir da apropriação das relações nucleares sobre o conceito de energia”, que se encontra no apêndice, elaborado a partir desta investigação e que mostra a complexidade, os desafios e a possibilidade da organização de um ensino que crie situações para o desenvolvimento do pensamento teórico científico (análise, síntese, abstração, generalização) em unidade com a formação dos conceitos científicos.
Abstract: This investigation sought to answer the following problem: how can the theory of developmental teaching, based on dialectical logic, trigger the development of scientific theoretical thinking based on the concept of energy? The objective of this research is to apprehend the evidence of the formation of theoretical thinking in students of the 8th year of Elementary School, from the process of appropriation of the concept of energy, in the context of developmental didactics. In the search for answers, this investigation is supported by the theoretical assumptions of Marx's philosophy of historical and dialectical materialism; Vygotsky's cultural-historical theory; from Leontiev's activity theory and from Davydov's developmental teaching, in order to organize the teaching activity (teacher) and also the study activity (student) in the field of Natural Sciences. The line of study of this research refers to fundamentals, methodologies and resources for Science and Mathematics Education. In the methodology, the development of the formative didactic experiment, we elaborated study tasks and used the following instruments for data production: participant observation, questionnaires, recorded video classes, material produced by the conductor/researcher and by the students during the pedagogical intervention. For the analysis and inferences of the collected data, the following analytical categories were used: zone of proximal development, study tasks and substantive abstraction-generalization. The results of this investigation signal significant indications in relation to the development of theoretical thinking by the students from the generalized mode of action, the conservation of energy and its nexus concepts. For example, when the student proposes a solution to the problem of lack of electricity in homes, he establishes possibilities by relating solar panels to the wind tower in “electricity generation”. Finally, we highlight the proposal of the educational product, "Formative didactic experiment: the formation of theoretical thinking from the appropriation of nuclear relations on the concept of energy", which is found in the appendix, elaborated from this investigation and which shows the complexity , the challenges and the possibility of organizing a teaching that creates situations for the development of scientific theoretical thinking (analysis, synthesis, abstraction, generalization) in unity with the formation of scientific concepts.
Palavras-chave: Psicologia histórico-cultural
Cultural-historical psychology
Teoria da atividade
Activity theory
Ensino desenvolvimental
Developmental teaching
Ensino de ciências
Science teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: OLIVEIRA, A. L. F. de. O desenvolvimento do conceito de energia por estudantes dos anos finais do ensino fundamental a partir dos referenciais da didática desenvolvimental. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciências e Matemática) – Instituto Federal de Goiás, Jataí, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1783
Data do documento: 26-Jun-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_Andre_Luiz_Fernandes_de_Oliveira.pdf4,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.