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http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1762
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A busca por uma sequência didática sobre corpo e sexualidade voltada para a promoção dos direitos sexuais e reprodutivos |
Título(s) alternativo(s): | The search for a didactic sequence on the body and sexuality aimed to promote sexual and reproductive rights |
Autor(es): | Medeiros, Ester Soares |
Primeiro Orientador: | Araújo Júnior, Antônio Cláudio de |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Gabriel, Alice de Barros |
metadata.dc.contributor.referee1: | Araújo Júnior, Antônio Cláudio de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santana, Herick Soares de |
metadata.dc.contributor.referee3: | Mendes, Gigliola |
Resumo: | A educação sexual está inserida como tema multidisciplinar na educação básica, entretanto, esse tema ainda é tido como polêmico e acaba sendo negligenciado. Com isso, é trabalhado apenas do viés biológico dentro do ambiente acadêmico, excluindo as outras vertentes de ensino sobre a sexualidade que são importantes para formação integral. Portanto, é nesse sentido que se insere a relevância desse trabalho: através de uma intervenção qualitativa, foi proposto a concepção, execução e avaliação de uma sequência didática sobre corpo e sexualidade para as aulas de biologia e ciências naturais, com uma metodologia emancipatória, que não se limita só o viés reprodutivo e higienista da temática, mas que englobe os direitos sexuais e reprodutivos incluindo outras vertentes de conhecimento. A pesquisa relatou os resultados de todo o processo, analisando criticamente a prática docente pela própria sequência de aulas. Com isso, o trabalho se amparou principalmente sobre os estudos das pesquisas feitas pela autoras, Marina Soares (2012) que estudou o ensino de corpo e sexualidade e a Jimena Furlani (2016) que organizou a educação sexual em abordagens educacionais através das vertentes de conhecimento da sexualidade. Desse modo, os resultados alcançados residem na construção da sequência didática e na execução das aulas que tornou-se reflexões importantes como: processo da prática docente reflexiva, como também, o reflexo que uma educação sexual emancipatória pautada em direitos humanos pode refletir na relação professor e alunos. |
Abstract: | A sexuality education is incorporated as a multidisciplinary theme in basic education; however, this topic is still regarded as controversial and often ends up being neglected. Consequently, it is primarily approached from a biological standpoint within the academic environment, excluding other facets of sexuality education that are crucial for comprehensive development. Therefore, it is in this context that the significance of this work is situated: through a qualitative intervention, the conception, execution, and evaluation of a didactic sequence on the body and sexuality for biology and natural sciences classes were proposed, employing an emancipatory methodology that does not limit itself to the reproductive and hygienic aspects of the subject matter but encompasses sexual and reproductive rights, including other knowledge perspectives. The research reported the results of the entire process, critically analyzing teaching practices through the very sequence of lessons. Thus, the work drew primarily from the studies conducted by the authors, Marina Soares (2012) , who investigated the teaching of the body and sexuality, and Jimena Furlani (2016), who organized sexual education within educational approaches based on the different facets of sexual knowledge. In this way, the achieved results reside in the construction of the didactic sequence and the execution of the lessons, leading to significant reflections such as the process of reflective teaching practices, as well as the impact that a human rights-based emancipatory sexual education can have on the teacher-student relationship. |
Palavras-chave: | educação sexual direitos sexuais e reprodutivos prática docente reprodução abordagens emancipatórias |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás |
Sigla da Instituição: | IFG |
metadata.dc.publisher.department: | Câmpus Águas Lindas de Goiás |
Citação: | MEDEIROS, Ester Soares de. A busca por uma sequência didática sobre corpo e sexualidade voltada para a promoção dos direitos sexuais e reprodutivos. 2023. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Águas Lindas de Goiás, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1762 |
Data do documento: | 29-Set-2023 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Ciências Biológicas |
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