Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1744
Tipo: Trabalho Completo
Título: Interações discursivas nas aulas de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma pesquisa no banco de teses e dissertações da Capes
Título(s) alternativo(s): Discursive Interactions in Science Classes in the Early Years of Elementary School: a Research in the Capes Theses and Dissertations Bank
Autor(es): Chagas, Helaíny Wanyessy Kenya Rodrigues Silva
Souza, Paulo Henrique
Resumo: O presente artigo, por meio da pesquisa bibliográfica do tipo exploratória, tem o objetivo de verificar quais referenciais teóricos foram utilizados nas teses e dissertações sobre o tema “Interações discursivas no ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental”. Os trabalhos selecionados, duas teses e quatro dissertações, apresentam atividades de ciências que foram aplicadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Constatamos que o referencial teórico mais utilizado nas pesquisas foi Mortimer e Scott (2002). Todos os trabalhos relacionam as interações discursivas como sendo um campo de estudo relevante para o processo de ensino e de aprendizagem das ciências.
Abstract: This article, through exploratory bibliographic research, aims to verify which theoretical references were used in theses and dissertations on the theme "Discursive interactions in science teaching in the early years of elementary school". The selected papers, two theses and four dissertations, have science activities that were applied in the early years of elementary school. We found that the most used theoretical reference was Mortimer and Scott (2002). All studies relate discursive interactions as an relevant field of study for the teaching and learning of science.
Palavras-chave: interações discursivas, ensino de ciências, anos iniciais do ensino fundamental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC)
Citação: CHAGAS, H. W. K. R. S.; SOUZA, P. H. de. Interações Discursivas nas Aulas de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma Pesquisa no Banco de Teses e Dissertações da Capes. XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (Enpec), 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1744
Data do documento: 2-Out-2023
Aparece nas coleções:Eventos realizados extra IFG

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
trab. evento_ Helaíny e Paulo Henrique551,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.