Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1717
Tipo: produto-de-teses-e-dissertacoes
Título: O processo de ensino-aprendizagem da elipse baseado nos pressupostos da teoria do Ensino Desenvolvimental e da Investigação Matemática com o GeoGebra
Título(s) alternativo(s): The ellipse teaching-learning process based on the assumptions of the theory of Developmental Teaching and Mathematical Research with GeoGebra
Autor(es): Cunha, Lucas Mendonça Pereira de
Vaz, Duelci Aparecido de Freitas
metadata.dc.contributor.referee1: Vaz, Duelci Aparecido de Freitas
metadata.dc.contributor.referee2: Fonseca, Regina Célia Bueno da
metadata.dc.contributor.referee3: Souto, Leonardo Antônio
Resumo: Este produto educacional consiste em um experimento didático- formativo aportado nos pressupostos da Teoria do Ensino Desenvolvimental e na Investigação Matemática com o GeoGebra para o ensino da elipse na 3ª série do Ensino Médio. Ao elaborarmos este matérial, levamos em conta a motivação para o desenvolvimento da pesquisa, onde buscamos alternativas metodológicas para o ensino de Matemática, pois acreditamos que um ensino pautado na memorização e repetição de algoritmos não proporciona uma aprendizagem dinâmica e significativa. Esse material tem como principal objetivo dinamizar o processo de ensino-aprendizagem da elipse na 3ª série do Ensino Médio de acordo com os pressupostos da Teoria do Ensino Desenvolvimental e a Investigação Matemática com o GeoGebra. O ensino desenvolvimental incentiva os alunos a construir seu próprio conhecimento matemático. Isso significa que os alunos são desafiados a resolver problemas, explorar conceitos e descobrir padrões por si mesmos, em vez de receber informações prontas.
Abstract: The main objective of this work was to analyze the contributions of the Theory of Developmental Teaching and Mathematical Investigation with GeoGebra in the teaching-learning process of the ellipse in the 3rd year of High School. Seeking to reach this objective, a didactic- formative experiment was elaborated with a generator problem, based on the requests of our theoretical reference. This research was based on the assumptions of a qualitative approach and action research. Data collection was carried out during the application of the didactic- formative experiment at Colégio Estadual Rafael Nascimento of Montividiu – GO, through observation and records made by the Professor-Researcher. According to the data analysis, it was found that the Theory of Developmental Teaching and Mathematical Research with GeoGebra contribute to the student's mental development and consequently to their role in the teaching-learning process of Mathematics.
Palavras-chave: Teoria do Ensino Desenvolvimental
Developmental Teaching Theory
Investigação Matemática
Mathematical Investigation
Geogebra
Geogebra
Elipse
Ellipse
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: CUNHA, L. M. P; VAZ, D. A. F. O processo de ensino-aprendizagem da elipse baseado nos pressupostos da teoria do Ensino Desenvolvimental e da Investigação Matemática com o GeoGebra. 2023. Produto Educacional (Mestrado em Educação para Ciências e Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Jataí, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1717
Data do documento: 9-Fev-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
produto_Lucas_Mendonca_Pereira_Cunha.pdfProduto3,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.