Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1704
Tipo: produto-de-teses-e-dissertacoes
Título: Matriz Analítica do livro didático de Biologia
Título(s) alternativo(s): Analytical Matrix of the Biology textbook
Autor(es): Lima, Walkíria dos Reis
Peixoto, Joana
Resumo: Este produto educacional consiste em uma Matriz Analítica do livro didático de Biologia com o objetivo de ser uma ferramenta para avaliação e seleção do livro didático pelos docentes de escolas públicas da rede estadual e federal de ensino de Goiás. A referida Matriz aborda a apropriação do livro didático à luz da Pedagogia Histórico-Crítica. Na Matriz Analítica a mediação pedagógica é caracterizada em momentos, os quais são considerados para a análise do livro didático de Biologia, nos seguintes aspectos: Apresentação do conteúdo; Desenvolvimento do conteúdo; Aplicação do conteúdo a situações do contexto sócio-histórico; A forma de apresentação dos conteúdos; Os exercícios propostos.
Abstract: This educational product consists of an Analytical Matrix of the Biology textbook with the objective of being a tool for evaluation and selection of the textbook by teachers of public schools of the state and federal school system of Goiás. This Matrix addresses the appropriation of the textbook in the light of Historical-Critical Pedagogy. In the Analytical Matrix, pedagogical mediation is characterized at times, which are considered for the analysis of the Biology textbook, in the following aspects: Presentation of the content; Development of the content; Application of the content to situations of the socio-historical context; The form of presentation of the contents; The proposed exercises.
Palavras-chave: Pedagogia Histórico-Crítica
PNLD
Perspectiva instrumental
Avaliação do livro didático
Apropriação
Historic-Critical Pedagogy
PNLD
Appropriation
Textbook Assessment
Instrumental perspective
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: LIMA, W. dos R; PEIXOTO, J. Matriz Analítica do livro didático de Biologia. 2022. Produto Educacional (Mestrado em Educação para Ciências e Matemática) – Instituto Federal de Goiás, Jataí, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1704
Data do documento: 21-Nov-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
produto_Walkíria dos Reis Lima.pdf819,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.