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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação do livro didático de Biologia na perspectiva histórico-crítica
Título(s) alternativo(s): Evaluation of the Biology textbook in the historical-critical perspective
Autor(es): Lima, Walkíria dos Reis
Primeiro Orientador: Peixoto, Joana
metadata.dc.contributor.referee1: Peixoto, Joana
metadata.dc.contributor.referee2: Echalar, Adda Daniela Lima Figueiredo
metadata.dc.contributor.referee3: Queiroz, Vanderleida Rosa de Freitas e
Resumo: O livro didático (LD) tem sido um dos recursos didáticos mais utilizados na educação brasileira. Trata-se de um recurso que, boa parte das vezes, define a sequência na apresentação dos conteúdos e a forma de avaliá-los. Prevalece, ainda, como fonte de consulta e de estudo para estudantes das escolas públicas, ainda carentes de bibliotecas. Como esses livros são analisados e selecionados pelos docentes ou pelas instituições educacionais públicas brasileiras? Há particularidades neste processo, no que diz respeito ao campo das Ciências da Natureza e/ou da Biologia? Essas indagações iniciais conduziram a uma revisão preliminar de literatura, que indicou uma lacuna no que diz respeito a uma abordagem que fosse teoricamente contextualizada sobre o tema. Isto embasou a formulação da questão orientadora da presente pesquisa, que se refere ao processo de avaliação do livro didático de Biologia no que diz respeito à(s) contribuição(ões) da Pedagogia Histórico-Crítica para o processo de avaliação do LD pelo docente. Foi estabelecido como objetivo geral: compreender as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para a avaliação do livro didático de Biologia pelo professor. Para análise da produção acadêmica brasileira sobre o LD de Biologia, foi realizada uma segunda revisão de literatura, que identificou duas grandes abordagens sobre o tema: a perspectiva instrumental e a perspectiva crítica. A partir desses estudos, propôs-se como produto uma Matriz para a análise e seleção do livro didático de Biologia à luz da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). A referida Matriz foi elaborada, validada e aplicada junto a três docentes de Biologia do Ensino Médio Regular da rede pública de ensino do estado de Goiás. Os três docentes, sujeitos da pesquisa, responderam a uma entrevista inicial, aplicaram a Matriz, fizeram a sua análise e foram entrevistados posteriormente a esse processo. A Matriz Analítica tratou de aspectos que mobilizaram a reflexão dos sujeitos da pesquisa sobre os fundamentos pedagógico-políticos que envolvem a avaliação do LD. Os fundamentos da PHC provocaram a necessidade dos sujeitos docentes considerarem os elementos de ordem pedagógico-didática e não apenas de ordem formal ou técnica. Por meio da análise do livro didático, os professores realizaram o movimento do empírico abstrato (sincrético) para o ponto de chegada do conhecimento, a síntese. O fato de a Matriz se fundamentar em um constructo pedagógico radical, uma teoria pedagógica, possibilitou, ainda, a compreensão de estudos que aprofundem a compreensão da PHC, de forma que a avaliação do LD supere a dimensão do prático e imediato.
Abstract: The textbook (TB) has been one of the most used teaching resources in Brazilian education. It is a resource that, most of the time, defines the sequence in the presentation of the contents and the way to assess them. It still prevails, as a source of consultation and of study for students of public schools, that still lack libraries. How are these textbooks analyzed and selected by teachers or by Brazilian public educational institutions? Are there any particularities in this process, regarding the field of Natural Sciences and/or Biology? These initial inquiries led to a preliminary literature review that indicated a gap in terms of an approach that was theoretically contextualized on the subject. This was the basis for the formulation of the guiding question of the present research, which refers to the evaluation process of the Biology textbook with regard to the contribution(s) of Historical-Critical Pedagogy to the process of evaluation of textbooks by the teacher. We established as a general objective: to understand the contributions of Historical-Critical Pedagogy to the evaluation of the Biology textbook by the teacher. To analyze the Brazilian academic production on the textbook in Biology, a second literature review was carried out, which identified two major approaches to the topic: the instrumental perspective and the critical perspective. Based on these studies, a Matrix was proposed as a product for the analysis and selection of the Biology textbook in the light of Historical-Critical Pedagogy. The aforementioned Matrix was elaborated, validated and applied with three Biology teachers of Regular High School from the public school system in the state of Goiás. The three professors, subjects of the research, responded to an initial interview, applied the Matrix, made their analysis and were interviewed after this process. The Analytical Matrix dealt with aspects that mobilized the reflection of the research subjects about the pedagogical-political foundations that involve the assessment of textbooks (TB). The foundations of the HCP provoked the need for the subject teachers to consider the elements of a pedagogical-didactic nature and not only of a formal or technical nature. The fact that the Matrix is based on a radical pedagogical construct, a pedagogical theory also made it possible to understand studies that deepen the understanding of HCP, so that the assessment of textbooks goes beyond the practical and immediate dimension.
Palavras-chave: Pedagogia Histórico-Crítica
PNLD
Perspectiva instrumental
Avaliação do livro didático
Apropriação
Historic-Critical Pedagogy
PNLD
Instrumental perspective
Textbook Assessment
Appropriation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: LIMA, W. dos R. Avaliação do livro didático de Biologia na perspectiva histórico-crítica. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciências e Matemática) – Instituto Federal de Goiás, Jataí, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1703
Data do documento: 21-Nov-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

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