Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1689
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Jogo educacional para conceitos de estruturação de algoritmos: code blocks
Título(s) alternativo(s): Educational game for algorithm structuring concepts: code blocks
Autor(es): Andrade, David Lucas Souza
Primeiro Orientador: José, Alexandre Bellezi
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Leão, Diego Santos
metadata.dc.contributor.referee1: José, Alexandre Bellezi
metadata.dc.contributor.referee2: Sousa, Daniel Xavier
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Alessandro Rodrigues e
Resumo: Esta dissertação examina a fusão do ensino de programação com a abordagem lúdica, utilizando o desenvolvimento de um jogo educacional de quebra-cabeça como veículo. O objetivo primordial é construir um software interativo que auxilie os estudantes na compreensão de algoritmos por meio da linguagem Portugol. Baseada no construcionismo, a pesquisa concentra-se em um subgênero de quebra-cabeça, especificamente a modalidade de combinação de peças de estilo arcade. Ela explora suas características, destacando exemplos, incluindo o Tetris. A relevância dos jogos educacionais na aprendizagem contemporânea é discutida, juntamente com a ênfase na escolha da linguagem de programação. Adicionalmente, ressalta-se o potencial do jogo proposto para mitigar a desistência em cursos de programação, ao mesmo tempo que desperta o interesse nessa área. A união entre o processo de ensino e elementos de jogabilidade se propõe a ser uma ferramenta complementar que pode ser eficaz na educação.
Abstract: This dissertation examines the integration of programming education with playful learning through the development of an educational puzzle game. The primary goal is to create an interactive software that assists students in understanding algorithms using the Portuguese language, Portugol. Based on constructionism, the research focuses on a subgenre of puzzle games, specifically the combination of arcade-style piece matching. It explores their characteristics, highlighting examples, including Tetris. The relevance of educational games in contemporary learning is discussed, along with an emphasis on the choice of programming language. Additionally, the potential of the proposed game to reduce dropouts in programming courses while also sparking interest in the field is emphasized. The fusion of the teaching process with gameplay elements is intended to be a complementary tool that can effectively contribute to education.
Palavras-chave: Programming education
Educational games
Logic programming instruction
Learning through games
Puzzle genre
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Anápolis
Citação: ANDRADE, David Lucas Souza. Jogo educacional para conceitos de estruturação de algorítimos: code blocks.Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Anápolis, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1689
Data do documento: 6-Jul-2023
Aparece nas coleções:Bacharelado em Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_David_Andrade.pdfTCC_David Lucas Souza Andrade6,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.