Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1648
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Bullying e obesidade envolvendo crianças no contexto escolar
Título(s) alternativo(s): Bullying and obesity involving children in the school context
Autor(es): Ferreira, Naiane Deusmara Vicente
Primeiro Orientador: Pereira, Alciane Barbosa Macedo
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Alciane Barbosa Macedo
metadata.dc.contributor.referee2: Milagres, Gessica Filgueiras
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Wellington Cardoso de
Resumo: Mediante as diferentes violências constituídas no ambiente escolar nos últimos anos, o fenômeno bullying tem ganhado destaque. São agressões verbais, físicas, psicológicas, morais, sexuais que humilham, intimidam e traumatizam a vítima. Diante disto, uma questão se constitui: Qual a posição do/a pedagogo/a e demais docentes na presença de um ato violento em sala de aula direcionado à estudantes obesos/as? Este estudo tem como tema bullying e obesidade envolvendo crianças no contexto escolar. Os objetivos é mostrar a violência escolar, apontar sobre violência, bullying e obesidade, os efeitos e conflitos do bullying no processo de aprendizagem da criança obesa no ambiente escolar, e as possíveis ações educativas sobre a prática do bullying envolvendo crianças obesas encontradas nas análises realizadas. A ênfase que demos foram aos estudos de Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams e dos teóricos que abordam a temática. A metodologia adotada se baseia na pesquisa qualitativa que tem como foco buscar compreender o “como” e preocupa em entender os fenômenos a partir dos símbolos ou significados atribuídos a eles. Estas informações foram obtidas a partir da análise de vídeos disponibilizados da plataforma YouTube, sob o olhar de Abramovay (2003), Fante (2005), Faleiros (2007), Freire (2011) Mattos et al., (2012), Pereira (2012), Pereira (2015) e Williams (2013). Como resultados de pesquisa identificamos que nos conteúdos analisados está expressa a violência escolar nas suas diversas formas, tais como: a violência física, verbal, psicológica e o bullying escolar provocado a vítimas obesas. No entanto, não se pretendeu com este estudo dar todas as respostas para um problema tão complexo e, sim, estimular a pensar, interagir e a buscar novos conhecimentos e propostas de ações de enfrentamento dessa questão, no âmbito escolar.
Abstract: Due to the different forms of violence in the school environment in recent years, the phenomenon of bullying has gained prominence. They are verbal, physical, psychological, moral, sexual aggressions that humiliate, intimidate and traumatize the victim. In view of this, a question arises: What is the position of the pedagogue and other teachers in the presence of a violent act in the classroom directed at obese students? This study has as theme bullying and obesity involving children in the school context. The objectives are to show school violence, point out violence, bullying and obesity, the effects and conflicts of bullying in the learning process of obese children in the school environment, and possible educational actions on the practice of bullying involving obese children found in the analyzes carried out. The emphasis we gave was to the studies of Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams and the theorists who address the theme. The methodology adopted is based on qualitative research that focuses on trying to understand the “how” and is concerned with understanding the phenomena from the symbols or meanings attributed to them. This information was obtained from the analysis of videos available on the YouTube platform, under the eyes of Abramovay (2003), Fante (2005), Faleiros (2007), Freire (2011) Mattos et al., (2012), Pereira (2012), Pereira (2015) and Williams (2013). As research results, we identified that in the analyzed contents school violence is expressed in its various forms, such as: physical, verbal, psychological violence and school bullying caused to obese victims. However, this study did not intend to provide all the answers to such a complex problem, but to encourage thinking, interacting and seeking new knowledge and proposals for actions to tackle this issue in the school context.
Palavras-chave: Bullying
Obesidade
Educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Aparecida de Goiânia
Citação: FERREIRA, Naiane Deusmara Vicente. Bullying e obesidade envolvendo crianças no contexto escolar. 2023. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia Bilíngue) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Câmpus Aparecida de Goiânia, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1648
Data do documento: 27-Jan-2023
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia Bilíngue

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_ Naiane Ferreira.pdf3,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.