Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1646
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Literatura surda em L2 por alunos surdos: português em foco
Título(s) alternativo(s): Deaf Literature in L2 by deaf students: portuguese in focus
Autor(es): Carvalho, João Batista Dias Ferreira
Primeiro Orientador: Vaz, Diego Leonardo Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Vaz, Diego Leonardo Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Josiane dos Santos
metadata.dc.contributor.referee3: Mendes, Waleria Batista Da Silva Vaz
Resumo: A literatura surda, desenvolvida a partir de pesquisas bibliográficas e com foco no processo, merece interesse central, considerando a importante questão da existência de duas línguas, como a Libras e a Língua Portuguesa, no processo de criação de narrativas pelas pessoas surdas, em Libras. As teorias sobre o tema apresentam duas autoras principais: Sutton-Spence (2021) e Karnopp (2012, 2008). A justificativa desta pesquisa é apresentar as dificuldades dos alunos surdos na leitura em sua segunda língua, a portuguesa, exigindo o apoio da escola e dos pais e o desenvolvimento de pesquisas para ajudar as famílias e a escola a melhorar o desempenho em língua portuguesa. É importante destacar que a língua materna (L1) é a língua de sinais, suscitando a reflexão em torno da pergunta da pesquisa: Por que os pais e a escola não estimulam a leitura da sua segunda língua? A literatura deve ser vista na perspectiva do respeito à aquisição da primeira língua, a de sinais, e da segunda, a língua portuguesa, com foco na leitura e escrita, ampliando as habilidades de um aprendiz produzir enunciado, contar histórias, e incentivando os estudantes surdos a se interessar por todas as habilidades, praticando e exercitando.
Abstract: Deaf literature, developed from bibliographic research and focusing on the process, deserves central interest, considering the important issue of the existence of two languages, such as Libras and Portuguese, in the process of creating narratives by deaf people, in Libras . Theories on the subject have two main authors: Sutton-Spence (2021) and Karnopp (2012, 2008). The justification for this research is to present the difficulties of deaf students in reading in their second language, Portuguese, requiring support from the school and parents and the development of research to help families and the school to improve performance in Portuguese. It is important to highlight that the mother tongue (L1) is sign language, prompting reflection around the research question: Why don't parents and school encourage reading in their second language? Literature should be seen from the perspective of respect for the acquisition of the first language, sign language, and the second language, Portuguese, with a focus on reading and writing, expanding the abilities of a learner to produce statements, tell stories, and encourage students deaf people to be interested in all skills, practicing and exercising.
Palavras-chave: Literatura surda
Primeira língua Libras
Segunda língua português
Histórias
Família
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Aparecida de Goiânia
Citação: CARVALHO, João Batista Dias Ferreira. Literatura surda em L2 por alunos surdos: português em foco. 2023. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia Bilíngue) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Câmpus Aparecida de Goiânia, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1646
Data do documento: 7-Fev-2023
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia Bilíngue

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_ João Carvalho.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.