Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1640
Tipo: produto-de-teses-e-dissertacoes
Título: Rover For Learning: a robótica como artefato de ensino
Título(s) alternativo(s): Rover For Learning: robotics as a teaching artifact
Autor(es): Paulino, Vagner Lúcio
Diogo, Rodrigo Claudino
metadata.dc.contributor.referee1: Diogo, Rodrigo Claudino
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Paulo Henrique de
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Camila Alberto Vicente de
Resumo: Transpor práticas de ensino tradicionais e adotar novas práticas de ensino não é um processo trivial na atividade docente, isso porque fazer o tradicional sempre é mais fácil é cômodo. Essa mudança se revela ainda mais complexa quando as novas propostas pedagógicas envolvem tecnologias digitais, pois nem sempre o professor tem habilidade e conhecimento técnico suficientes para contornar as dificuldades que vão surgindo no decorrer do processo. Essa transposição não é uma jornada para ser enfrentada sozinho. Para ter uma maior chance de êxito no propósito de “modernização” da sua aula, o professor vai precisar inteirar-se sobre o que tem sido desenvolvido a esse respeito. O acesso aos resultados de propostas implementadas por outros professores auxiliam na tomada de decisão sobre os procedimentos que serão seguidos para que a nova prática traga resultados efetivos à formação dos alunos. É de acordo com essa perspectiva que esse produto foi elaborado. Ele é o resultado de minha pesquisa, sobre o uso de robótica na sala de aula, no Mestrado do Programa de Pós Graduação em Educação para Ciências e Matemática-PPGECM do Instituto Federal de Goiás Campus Jataí. Na referida pesquisa, o kit LEGO Mindstorms EV3 modelo 45544 foi utilizado como artefato de ensino para mediar a aprendizagem de conceitos da disciplina de Física e Matemática com o objetivo de compreender os sentidos atribuídos pelos alunos a atividades de ensino que utilizam a robótica pedagógica. Para atingir os objetivos da pesquisa foram desenvolvidos quatro episódios de ensino para serem desenvolvidos com alunos do ensino médio, os quais estão descritos nessa versão impressa do produto. Além das orientações necessárias para o desenvolvimento dos quatro episódios, também compões essa versão do produto seis opções de montagem que podem ser utilizadas nos episódios. No entanto, como o produto foi desenvolvido para ser dinâmico e ir se expandindo a medida que novas propostas forem implementadas, há uma versão online disponível para acesso no endereço www.vagnerpaulino.com/robotica. Nessa versão, além dos episódiso de ensino disponíveis aqui, é possível ter acesso as orientações de montagem dos seis modelos sugeridos na versão impressa, aos vídeos de contextualização de cada aula e a uma sessão de downloads na qual é possível baixar outras propostas de ensino desenvolvidas pela LEGO education, o software de programação dos robôs e o Lego Digital Designer para a montagem virtual de protótipos. Espero que esse material e o conteúdo online seja de grande serventia para o enriquecimento de aulas de Física e Matemática e que proporcione novas experiências de aprendizagem a alunos tecnológicos.
Abstract: This result of my research, on the use of robotics in the classroom, in the Master's Degree Program in Education for Science and Mathematics-PPGECM at the Federal Institute of Goiás Jataí Campus. In that research, the kit LEGO Mindstorms EV3 model 45544 was used as a teaching artifact to mediate the learning of concepts of the discipline of Physics and Mathematics with the objective of understanding the meanings attributed by students to activities of teaching that use pedagogical robotics.To achieve the research objectives, four teaching episodes were developed to be developed with high school students, which are described in this version product printout. In addition to the necessary guidelines for the development of the four episodes, this version of the product also comprises six assembly options that can be used in the episodes. However, as the product was developed to be dynamic and expand at As new proposals are implemented, there is an online version available for access at www.vagnerpaulino.com/robotica. In this version, in addition to the teaching episodes available here, you can access the assembly guidelines for the six models suggested in printed version, the contextualization videos of each class and a download session on which it is possible to download other teaching proposals developed by LEGO education, the software for robot programming and Lego Digital Designer for virtual assembly of prototypes.
Palavras-chave: Robótica educacional
Educational robotics
Sentido da escola
Direction of the school
Educação básica
Basic education
Perspectiva histórico cultural
Cultural historical perspective
Intervenção pedagógica
Pedagogical intervention
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: PAULINO, Vagner Lúcio; DIOGO, Rodrigo Claudino. Rover For Learning: a robótica como artefato de ensino. 2019. Produto Educacional (Mestrado em Educação para Ciências e Matemática) – Instituto Federal de Goiás, Jataí, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1640
Data do documento: 2-Jul-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
produto_ Vagner Lúcio Paulino.pdfProduto1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.