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Tipo: Dissertação
Título: O sentido que os alunos do Ensino Médio atribuem a atividades de ensino mediadas por robótica educacional
Título(s) alternativo(s): The meaning that high school students attribute to teaching activities mediated by educational robotics
Autor(es): Paulino, Vagner Lúcio
Primeiro Orientador: Diogo, Rodrigo Claudino
metadata.dc.contributor.referee1: Diogo, Rodrigo Claudino
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Paulo Henrique de
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Camila Alberto Vicente de
Resumo: A sociedade contemporânea é marcada pelo desenvolvimento científico e tecnológico. As tecnologias desenvolvidas, nos últimos anos, alteraram significativamente o modo de vida atual, no entanto a escola pública brasileira parece ter ficado alheia a essa evolução, ao desenvolvimento tecnológico que impactou diretamente no modo de vida. Para superar essa realidade, é necessário desenvolver novas metodologias que deem suporte a uma inserção eficiente destes aparatos tecnológicos na rotina escolar. Dentre essas tecnologias, está a Robótica Educacional. Robótica é uma área tecnológica que utiliza a matemática, a física e a informática para a sua execução e pode contribuir efetivamente com o desenvolvimento psicológico e cultural do aluno. Tendo em vista a Robótica Educacional como artefato mediador do processo de ensino e aprendizagem, esse trabalho teve como objetivo compreender o sentido que os alunos atribuem às aulas que tem a robótica como artefato mediador destas tarefas. Trata-se de pesquisa qualitativa do tipo intervenção pedagógica, na qual foram realizados experimentos de ensino que utilizaram os robôs LEGO Mindstorms® como artefato mediador, em uma disciplina eletiva, ministrada para dezoito alunos de uma escola pública de tempo integral de um município do Estado de Goiás. A disciplina eletiva foi ofertada no primeiro semestre de 2018. A coleta de dados foi realizada por meio de 2 questionários, uma entrevista em grupo e filmagem dos encontros. O primeiro questionário abordou questões sócio-demográficas e a relação do aluno com a escola, o segundo questionário foi aplicado após a realização da disciplina e abordou as experiências vivenciadas durante a eletiva de robótica. Além do questionário, foi realizada uma entrevista em grupo, no decorrer da disciplina, e teve como foco principal a utilização da robótica como artefato mediador do processo de ensino e aprendizagem. Os resultados mostraram que os participantes da pesquisa têm entre 14 a 18 anos, sendo a maioria do sexo masculino (88,8%), a maior parte de cor parda, com renda familiar entre um e três salários mínimos. A maioria estudou, durante toda vida, em escola pública, e ingressaram na escola de tempo integral com o intuito de se preparar melhor para cursar o ensino superior. Quanto aos motivos para a escolha da disciplina de robótica pelos alunos, foram listados: ser uma aula diferente, ter interesse por tecnologia, ajudar na escolha de um curso universitário e ajudar no aprendizado de outras disciplinas, especialmente física e matemática. Segundo os participantes, a disciplina de robótica superou as expectativas, teve um grau de dificuldade razoável para a maioria. Dentre os fatores que facilitaram o processo de ensino aprendizagem, na disciplina, estão a dinâmica das aulas centrada na prática e na articulação teoria e prática, a boa relação professor aluno e o contato com artefatos diferentes dos que estavam acostumados no cotidiano escolar, como os computadores e os robôs. A pesquisa permitiu a identificação da estrutura de três atividades dos alunos nas aulas de robótica que possibilitaram reconhecer os sentidos atribuídos por eles a essas aulas. Foi observado que os principais sentidos que eles atribuíram foram a aprendizagem de robótica, a aprendizagem de Física ou matemática, a escolha da profissão e a ludicidade. Os alunos avaliaram positivamente a experiência, destacando aspectos relacionados a fatores de ordem técnica como ponto negativo. Ao findar se o trabalho, foi possível concluir que embora apresente algumas limitações, o kit utilizado produz resultados positivos relacionados ao processo de ensino e ao relacionamento interpessoal.
Abstract: Contemporary society is marked by scientific and technological development. The technologies developed in recent years have significantly altered the current way of life. However the Brazilian public school seems to have been oblivious to this evolution, the technological development that directly impacted the way of life. To overcome this reality it is necessary to develop new methodologies that support an efficient insertion of these technological devices in the school routine. Among these technologies is Educational Robotics. Robotics is a technological area that uses mathematics, physics and computer science for its execution and can effectively contribute to the student's psychological and cultural development. In view of Educational Robotics as a mediator artifact of the teaching and learning process, this report aimed to understand the meanings attributed by students to educational activities that use educational robotics. This is a qualitative research of the pedagogical intervention type in which teaching experiments were carried out using LEGO Mindstorms® robots as mediator artifact in an elective course given to eighteen students of a full-time public school in a town in the State of Goiás. Elective course was offered in the first semester of 2018. Data collection was performed through 2 questionnaires, a group interview and filming of the meetings. The first questionnaire addressed socio-demographic questions and the student's relationship with the school, the second questionnaire was applied after the course was held and discussed the experiences during the robotics elective. In addition to the questionnaire, a group interview was conducted during the course and the main focus was the use of robotics as a mediator artifact of the teaching and learning process. The results showed that the participants were between 14 and 18 years old, the majority male (88.8%), most of them Brown race, with family income between one and three minimum wages. Most of them studied throughout public life and went to full-time school to better prepare for college. As for the reasons for choosing the robotics course, they were listed: being a different class, taking interest in technology, helping in choosing a university course, and helping in learning other courses, especially physics and mathematics. According to the participants the robotics course exceeded expectations. There was some reasonable degree of difficulty for most. Among the factors that provided with the process of teaching learning in the course are the dynamics of the classroom centered on practice and articulation theory and practice, good student and teacher relationship and contact with different artifacts from those they were used to in everyday school like computers and robots. The research allowed the identification of the structure of three activities of the students in the robotics classes that allowed identifying the meanings attributed by them to the classes of robotics. It was observed that the main meanings they attributed were learning robotics, learning physics or mathematics, choice of profession and recreation. The students evaluated the experience positively highlighting aspects related to technical factors as a negative point. At the end of the study, it was possible to conclude that although it presents some limitations, the kit used produces positive results related to the teaching process and interpersonal relationship.
Palavras-chave: Robótica educacional
Educational robotics
Sentido da escola
Direction of the school
Educação básica
Basic education
Perspectiva histórico cultural
Cultural historical perspective
Intervenção pedagógica
Pedagogical intervention
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: PAULINO, Vagner Lúcio. O sentido que os alunos do Ensino Médio atribuem a atividades de ensino mediadas por robótica educacional. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciências e Matemática) – Instituto Federal de Goiás, Jataí, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1639
Data do documento: 2-Jul-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

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