Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1598
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A química do estresse e da felicidade: proposição de uma sequência de ensino investigativo com a abordagem contextualizada.
Título(s) alternativo(s): The chemistry of stress and happiness: proposition of an investigative teaching sequence with a contextualized approach.
Autor(es): Tavares, Suane Sousa Rodrigues
Primeiro Orientador: Alves, Blyeny Hatalita Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Rezende, Gláucia Aparecida Andrade
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Vanessa Freitas
metadata.dc.contributor.referee3: Alves, Blyeny Hatalita Pereira
Resumo: A sequência de ensino investigativa (SEI), é uma estratégia didática que pode ser utilizada pelos professores por meio de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa, nas quais os alunos investigam um problema proposto e tentam buscar soluções e considerações para respondê-lo. Dentro deste contexto, este projeto propõe uma sequência didática de ensino investigativo, abordando a química da felicidade a partir da dopamina, serotonina, endorfina e ocitocina, e a química do estresse, cortisol, adrenalina e noradrenalina, de uma maneira contextualizada, para o Ensino Médio na disciplina de química. A metodologia da pesquisa envolveu a pesquisa bibliográfica em publicações de eventos na área de ensino de química e revistas da área, e constatou-se que a utilização dessa temática ainda é pouco explorada. A elaboração da sequência de ensino foi elaborada com base em 4 etapas: Contextualização e proposição do problema, Levantamento de hipóteses e resolução do problema, Sistematização do problema e Aprendizagem individual. Foram abordados os conteúdos sobre funções orgânicas. O contexto trabalho permitiu a participação ativa dos alunos nas atividades.
Abstract: The investigative teaching sequence (SEI) is a didactic strategy that can be used by teachers through interconnected activities, designed to teach content, step by step, in which students investigate a proposed problem and try to find solutions and considerations for answering it. Within this context, this project proposes a didactic sequence of investigative teaching, approaching the chemistry of happiness from dopamine, serotonin, endorphin and oxytocin, and the chemistry of stress, cortisol, adrenaline and noradrenaline, in a contextualized way, for teaching average in chemistry. The research methodology involved bibliographical research in publications of events in the area of chemistry teaching and magazines in the area, and it was found that the use of this theme is still little explored. The elaboration of the teaching sequence was elaborated based on 4 stages: Contextualization and proposition of the problem, Raising of hypotheses and resolution of the problem, Systematization of the problem and Individual learning. Contents about organic functions were addressed. The work context allowed the active participation of students in activities.
Palavras-chave: Felicidade.
Happiness.
Estresse.
Stress.
Contextualização.
Contextualization.
Sequência de ensino investigativa.
Investigative teaching sequence.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Itumbiara
Citação: TAVARES, Suane Sousa Rodrigues. A química do estresse e da felicidade: proposição de uma sequência de ensino investigativo com a abordagem contextualizada. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG, Itumbiara, 42 p. 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1598
Data do documento: 8-Dez-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Suane Sousa Rodrigues Tavares.pdfTCC Licenciatura em Química - Câmpus Itumbiara 2022 – Suane Sousa Rodrigues Tavares - A química do estresse e da felicidade: proposição de uma sequência de ensino investigativo com a abordagem contextualizada1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.