Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1585
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estudo das Cônicas: uma perspectiva na forma implícita
Título(s) alternativo(s): Estudo das Cônicas: uma perspectiva na forma implícita
Autor(es): Evangelista, Adriane Lima
Primeiro Orientador: Fonseca, Regina Célia Bueno da
metadata.dc.contributor.referee1: Fonseca, Regina Célia Bueno da
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Simone Ariomar de
metadata.dc.contributor.referee3: Vaz, Duelci Aparecido de Freitas
Resumo: As cônicas podem ser consideradas como curvas planas descritas, em relação a um sistema ortogonal de coordenadas, por uma equação de segundo grau em duas variáveis. Este trabalho teve como objetivo analisar as equações que descrevem as curvas cônicas, com o intuito de demonstrar que equações podem ser expressas tanto na forma implícita quanto na forma explícita. Durante o estudo, foram explorados conceitos fundamentais da teoria das funções implícitas, explícitas e das curvas cônicas. Os resultados obtidos revelaram que é possível escrever as equações reduzidas das cônicas em ambas as formas, foi comprovado graficamente que os gráficos resultantes são idênticos.
Abstract: Conics can be considered as plane curves described, in relation to an orthogonal system of coordinates, by a quadratic equation in two variables. This work aimed to analyze the equations that describe the conic curves, with the intention of demonstrating that equations can be expressed both in an implicit and in an explicit way. During the study, fundamental concepts of the theory of implicit and explicit functions and of conic curves were explored. The obtained results revealed that it is possible to write the reduced equations of the conics in both forms, it was graphically proven that the resulting graphs are identical.
Palavras-chave: Estudo das Cônicas
forma implícita
forma explicita
CNPq: Matemática aplicada
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Goiânia
Citação: EVANGELISTA, Adriane Lima. Estudo das cônicas: uma perspectiva na forma implícita. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Goiânia, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1585
Data do documento: 15-Jun-2023
Aparece nas coleções:Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC__Adriane_Lima.pdf3,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.