Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1567
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uma nova perspectiva do ensino da estatística descritiva no ensino médio com programação em python
Título(s) alternativo(s): Uma nova perspectiva do ensino da estatística descritiva no ensino médio com programação em python
Autor(es): Vieira, Sabrina
Primeiro Orientador: Lima, Márcio
metadata.dc.contributor.referee1: Assis, Aline
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Márcio
metadata.dc.contributor.referee3: Souza, Uender
Resumo: Este trabalho apresenta uma nova perspectiva do uso da programação em Python no âmbito do ensino da matemática e estatística descritiva para alunos do Ensino Médio. O objetivo deste estudo é apresentar a importância do ensino da programação em Python para alunos do Ensino Médio, sua aplicação no ensino da estatística descritiva, além de promover o desenvolvimento do pensamento crítico. O ensino de programação Python é ideal para a resolução de problemas matemáticos e científicos, pois é de fácil aprendizagem, tem sintaxe clara, bibliotecas eficientes para cálculos e visualizações matemáticas. A metodologia adotada neste trabalho é a de uso de problemas, que consiste em desenvolver habilidades e competências dos alunos. O trabalho propõe atividades que demonstram a viabilidade e eficácia da abordagem apresentada para o ensino de matemática e estatística com programação em Python. Concluímos que o uso de problemas contextualizados, aliada à programação em Python, é uma abordagem eficaz para o ensino de matemática e estatística para alunos do Ensino Médio, pois promove o desenvolvimento de habilidades cognitivas, teóricas e interpessoais.
Palavras-chave: Matemática
Estatística Descritiva
Programação
Python
CNPq: Matemática Aplicada
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Goiânia
Citação: VIEIRA, Sabrina Rodrigues. Uma nova perspectiva do ensino da estatística descritiva no ensino médio com programação em python. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Goiânia, 2023. 86f.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1567
Data do documento: 31-Mai-2023
Aparece nas coleções:Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Sabrina_Rodrigues.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.