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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O estudo do conflito entre Israel e Palestina através de uma proposta metodológica interdisciplinar com o jogo peacemaker
Autor(es): Pacheco, Márcio Gomes
Ferreira Junior, Sidnei Alves
Primeiro Orientador: Silva Júnior, Carlos Roberto da
Resumo: Os educadores precisam elaborar meios dinâmicos e eficazes que os levarão a aplicar os conteúdos propostos pelos currículos disciplinares. Assim, não são novidades as diversas estratégias que têm sido propostas como alternativa à tradicional tríade quadro-giz-livro. Muitos estudiosos afirmam que através da interdisciplinaridade, melhores resultados são colhidos no processo de aquisição de conhecimento. Outros afirmam que a utilização de ferramentas lúdicas, como jogos computacionais, reforça, de maneira considerável, o aparato educacional e as estratégias de aplicação de conteúdo. A proposta desse trabalho é a aplicação dos conceitos de interdisciplinaridade aliados à utilização do jogo computacional sério PeaceMaker para explorar o conteúdo referente ao conflito armado entre Israel e Palestina, no Oriente Médio. A metodologia de pesquisa foi dividida nas seguintes etapas: a) análise de perspectivas interdisciplinares integrando conhecimentos de áreas de geografia, informática, sociologia, inglês e psicologia; b) desenvolvimento de diferentes propostas a serem utilizadas em sala de aula; c) elaboração de questionários avaliativos, qualitativos e quantitativos; d) aplicação da proposta; e) análise dos resultados. A pesquisa foi desenvolvida com uma turma de alunos do primeiro ano do ensino médio, porém, dividida para aplicação em três planos de aula distintos e em momentos diferentes: 1) Aplicação em apenas um dia, partindo da parte teórica para a parte lúdica; 2) Aplicação em dois encontros semanais, partindo da parte teórica para parte lúdica; 3) Aplicação em dois encontros semanais, partindo da parte lúdica para a parte teórica. Em uma análise prévia de conhecimento, percebeu-se enorme desconhecimento dos alunos sobre o tema proposto. Nas duas primeiras propostas, foi apresentado o conteúdo programático sobre a história e a geopolítica da região do conflito, utilizando-se recursos tecnológicos como slides e vídeos. Finalizando a parte teórica, foi discutida a possibilidade da coexistência das duas nações em uma mesma região, sendo Jerusalém capital em comum. O que parecia uma ideia absurda foi sendo assimilada à medida que experimentavam o jogo. No terceiro encontro, experimentou-se movimento inverso, tendo o jogo uma função de teaser, o que comprovadamente gerou maior interesse e rendimento dos alunos, como apresentado nas análises. Particularmente a metodologia de encontros em dias distintos com uso do jogo desde o início apresentou-se mais eficaz. A grande maioria dos alunos destaca que a metodologia é interessante e de fácil aprendizado. Como conclusão, o uso de jogos em educação, integrado à internet, resulta em maior interesse no estudo e desenvolvimento de atividades.
Abstract: When one thinks about the Didactic, educators need to develop dynamic and effective ways that will lead them to apply the content proposed by the disciplinary curricula. So it is nothing new the various strategies that have been proposed as an alternative to the traditional triad blackboard-chalk-book. Many scholars argue that through interdisciplinarity, better results are collected in the process of acquiring knowledge. Others claim that the use of playful tools such as computer games, reinforcing, considerably, the educational apparatus and content application strategies. The main objective of the present work is the application of interdisciplinary concepts combined with a technological tool as the use of computer game seriously PeaceMaker to explore content related to the armed conflict, in the Middle East, between Israel and Palestine. The research methodology was divided into the following steps: a) analysis of interdisciplinary perspectives integrating knowledge of geography areas, computer science, sociology, English and psychology; b) development of different proposal to be used in the classroom; c) preparation of evaluation questionnaires, qualitative and quantitative; d) implementation of the proposal; e) analysis of the results. The research was conducted with a group of students from the first year of high school. However, divided for use in three distinct lesson plans and at different times: 1) Application in one day, starting from the theoretical to the playful part; 2) Application in two weekly meetings, starting from the theoretical to playful part; 3) Application in two weekly meetings, starting from the playful part to the theoretical one. In a previous analysis of knowledge, it was noticed enormous lack of students on the theme. In the first two proposals, the curriculum on the history and geopolitics of the conflict region was presented, using technological resources such as slides and videos. Finishing the theoretical part, the possibility of coexistence of the two states was discussed in the same region, Jerusalem capital being common. What seemed an absurd idea, it was being assimilated as experiencing the game. In the third meeting, he tried to reverse movement, taking the game one teaser function, which demonstrably generated greater interest and student achievement, as we can see from the presented analysis. Particularly the methodology of distinct day meetings with the use of game from the beginning has shown more efficient results. The majority of students contrast that the methodology is interesting and easier to learn. In conclusion, the use of games in education, integrated to the internet, results in a bigger interest in the study and development of activities.
Palavras-chave: interdisciplinaridade
jogo sério
PeaceMaker
ensino médio
nativo digital
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Inhumas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/156
Data do documento: 23-Dez-2016
Aparece nas coleções:Bacharelado em Informática

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