Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1554
Tipo: Monografia-Especialização
Título: Utilização do GeoGebra na modelagem matemática: uma análise e proposta de ensino de funções quadráticas para o 9º ano do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Use of GeoGebra in Mathematical modeling: an analysis and teaching proposal of quadratic functions for the 9 th grad of elementary school
Autor(es): Vieira, Donizeth Henrique Aleluia
Primeiro Orientador: Lima, Márcio Dias de
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Márcio Dias de
metadata.dc.contributor.referee2: Cavalcante, Rogério da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Ricardo da Silva
Resumo: O ensino da matemática exige do professor a capacidade de explicar conceitos e ideias concretas e abstratas. Atualmente, proporcionar o entendimento de conteúdos algébricos tem se tornado um grande desafio. Nesta pesquisa, analisamos um caminho para a desmistificação de um conteúdo que grande parte dos estudantes considera complexo. A partir da teoria da aprendizagem significativa, mostraremos uma possibilidade de realização da modelagem matemática ao ensinar funções quadráticas para turmas de nono ano do Ensino Fundamental. Tendo como ferramenta o software GeoGebra, que pode possibilitar ao estudante a visualização do conteúdo proposto, levando-o a construir o conhecimento de maneira dinâmica. Apresentaremos importantes conceitos teóricos como embasamento da pesquisa. Analisaremos trabalhos que foram realizados de maneira empírica com o tema proposto. Esses, serão explanados e no final será mostrada uma proposta de ensino de funções quadráticas que utiliza a modelagem matemática e o software GeoGebra buscando proporcionar uma aprendizagem significativa
Abstract: The teaching of mathematics requires the teacher to be able to explain concrete and abstract concepts and ideas. Currently, providing an understanding of algebraic content has become a major challenge. In this research, we analyzed a way to demystify content that most students consider complex. Based on the theory of meaningful learning, we will show the possibility of carrying out mathematical modeling when teaching quadratic equations to 9th-grade classes in Elementary School. Using the GeoGebra software as a tool can enable the student to visualize the proposed content, leading him to build knowledge dynamically. We will present important theoretical concepts as a basis for the research. We will analyze works that were carried out empirically with the proposed theme. These will be explained and, in the end, a proposal for teaching quadratic equations that uses mathematical modeling and GeoGebra software will be shown, seeking to provide meaningful learning.
Palavras-chave: Aprendizagem significativa
Modelagem Matemática
GeoGebra
Ensino de Matemática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Goiânia
Citação: VIEIRA, Donizeth Henrique Aleluia. Utilização do GeoGebra na modelagem matemática: uma análise e proposta de ensino de funções quadráticas para o 9º ano do ensino fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Goiânia, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1554
Data do documento: 3-Mai-2023
Aparece nas coleções:Especialização em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mon.especialização_Donizeth Henrique Aleluia Vieira.pdf1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.