Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1544
Tipo: Dissertação
Título: Percepções dos professores que ensinam matemática sobre as contribuições de Malba Tahan para a prática pedagógica discutidas em um curso de formação continuada
Título(s) alternativo(s): Perceptions of teachers who teach mathematics about Malba Tahan's contributions to pedagogical practice discussed in a continuing education course
Autor(es): Nascimento Filho, Ricardo Vieira
Primeiro Orientador: Silva, Luciano Duarte da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Luciano Duarte da
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Simone Ariomar de
metadata.dc.contributor.referee3: Rodrigues, Márcio Urel
Resumo: Nesta pesquisa buscamos refletir sobre a prática educativa de professores que ensinam matemática, a partir das ideias trabalhadas pelo professor Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido pelo pseudônimo Malba Tahan, com ênfase na obra A arte de ser um perfeito mau professor, de 1967. Nesse sentido, definimos a seguinte questão norteadora: Quais as contribuições de um curso de formação continuada na perspectiva de Malba Tahan (1967) para a prática educativa de professores que ensinam matemática na Educação Básica? Esta é uma pesquisa qualitativa, na modalidade Estudo de Caso. Os dados da pesquisa foram coletados em um curso de formação continuada com nove professores que ensinam matemática, com o uso de questionários e um diário de bordo realizado pelo pesquisador. O tratamento e a análise dos dados coletados foram realizados sob o olhar da Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (2011) e Rodrigues (2019), o que nos possibilitou a constituição de duas Categorias de Análise: (1) Perspectiva Didático-Pedagógica e (2) Perspectiva da Profissionalidade e Profissionalização Docente. Interpretamos tais categorias por meio de um movimento dialógico entre os dados obtidos, o referencial teórico adotado e as nossas percepções enquanto pesquisadores. Conclui-se que o processo de ensino-aprendizagem é extremamente complexo e a profissão professor é desafiadora. A carreira docente envolve múltiplas dimensões do indivíduo: seus conhecimentos, suas capacidades sociais, seus valores morais, entre outras; e diferentes elementos do processo de ensino-aprendizagem: as metodologias de ensino-aprendizagem, a avaliação da aprendizagem, o currículo, a indisciplina e as finalidades do conhecimento estudado, o planejamento, a relação professor-aluno e outros elementos. E uma profissão tão importante e complexa é, ao mesmo tempo, extremamente desvalorizada. Os baixos salários, a sobrecarga de trabalho, o desprestígio, o desrespeito, a falta de apoio, as frustrações e o sentimento de inutilidade do trabalho prestado são elementos que desmotivam e prejudicam a docência.
Abstract: In this research we seek to reflect on the educational practice of teachers who teach mathematics, based on the ideas of Júlio César de Mello e Souza, better known by the pseudonym Malba Tahan, with emphasis on the book A arte de ser um perfeito mau professor, in 1967. In this sense, we define the following question: What are the contributions of a continuing education course from the perspective of Malba Tahan (1967) to the educational practice of teachers who teach mathematics in Basic education? This is qualitative research, in the case study modality. Research date were collected in a continuing education course with nine teachers who teach mathematics, using questionnaires and a logbook carried out by the researcher. The treatment and analysis of the collected date were carried out under the perspective of Content Analysis from the perspective of Bardin (2011) and Rodrigues (2019), which allowed us to create two Categories of Analysis: (1) Didactic-Pedagogical and (2) Professionality and Teacher Professionalization. We interpret the categories through an ideological movement between the date obtained, the theoretical framework adopted and our perceptions as researchers. It’s concluded that the teaching-learning process is extremely complex and the teaching profession is challenging. The teaching career involves multiple dimensions of the individual: their knowledge, their social skills, their moral values, among others; and different elements of the teaching-learning process: teaching-learning methodologies, assessment, curriculum, indiscipline and the purposes of the studied knowledge, planning, the teacher-student relationship and other elements. Such an important and complex profession is extremely undervalued. Low wages, work overload, lack of prestige, disrespect, lack of support, frustrations and the feeling of uselessness of the work provided are elements that demotivate and harm teaching.
Palavras-chave: Malba Tahan
Formação continuada
Professores que ensinam matemática
Prática educativa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: NASCIMENTO FILHO, R. V. Percepções os professores que ensinam matemática sobre as contribuições de Malba Tahan para a prática pedagógica discutidas em um curso de formação continuada. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciências e Matemática) – Instituto Federal de Goiás, Jataí, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1544
Data do documento: 12-Mai-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_Ricardo Vieira Nascimento Filho.pdf.pdfDissertação2,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.