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Tipo: Dissertação
Título: O ensino-aprendizagem de matemática na educação infantil por meio das ferramentas digitais e estratégias didáticas em contextos pandêmicos: desafios e possibilidades de (res)significação
Título(s) alternativo(s): Mathematics teaching-learning in early childhood education through digital tools and didactic strategies in pandemic contexts: challenges and possibilities of (re)signification
Autor(es): Almeida, Gisele Assis de
Primeiro Orientador: Paniago, Rosenilde Nogueira
metadata.dc.contributor.referee1: Paniago, Rosenilde Nogueira
metadata.dc.contributor.referee2: Gomes, Adriana Aparecida Molina
metadata.dc.contributor.referee3: Mariano, Sangelita Miranda Franco
Resumo: A pesquisa, cujo objeto de estudo é o ensino nas aulas de Matemática na Educação Infantil, teve por objetivo geral identificar possibilidades de (res)significação, bem como a inserção de estratégias didáticas incluindo as TDIC, no ensino de matemática na Educação Infantil. A pesquisa desdobrou-se nos seguintes objetivos específicos: elaborar e desenvolver uma proposta didática para o ensino de matemática na Educação Infantil; analisar se as propostas de estratégias didáticas, incluindo as TDIC para o ensino de matemática na Educação Infantil, vão trazer ao público envolvido um aprendizado satisfatório. Para tanto, a pesquisa foi conduzida pela seguinte questão norteadora: Quais as estratégias didáticas incluindo as TDIC podem ser incorporadas no processo de ensino-aprendizagem de matemática na Educação Infantil? Utilizou-se da abordagem qualitativa, preocupando-se não só com o desvelamento do problema, mas também com o processo para se pensar nas possibilidades de melhoria no processo de ensino-aprendizagem da Educação Infantil. No cenário da pesquisa de abordagem qualitativa, lançou-se mão dos pressupostos da pesquisa-ação, por compreendê-la como subsídio para que o professor possa problematizar, investigar, agir e propor ações transformadoras em sua prática pedagógica. Recorreu-se às narrativas registradas em diário de campo, elencando todas as atividades pedagógicas realizadas durante a avaliação do produto para posterior análise dos dados e sistematização dos resultados, bem como recolheu-se narrativas com as professoras participantes no processo de avaliação do produto educacional. Notou-se o quão importante é envolver os pais nas atividades escolares dos filhos e percebeu-se que as crianças se sentem motivadas nessas atividades. Ademais, constatou-se a importância da utilização de ferramentas digitais mais acessíveis para a realização das atividades em casa, como no celular, oportunidade em que a maioria das crianças utilizou o celular dos pais para realizá-las, contando com o seu apoio. Os resultados sinalizam que as diferentes estratégias didáticas, incluindo as TDIC, contribuem de maneira substancial para o ensino-aprendizagem na Educação Infantil, uma vez que as atividades desenvolvidas despertam a alegria e o prazer nas crianças e favoreceram a sua participação ativa no processo de aprendizagem.
Abstract: The research whose object of study is teaching in Mathematics classes in Early Childhood Education, had the general objective of identifying possibilities of (re)signification, as well as the insertion of didactic strategies, including TDIC, in the teaching of mathematics in Early Childhood Education. The research unfolded in the following specific objectives: to elaborate and develop a didactic proposal for the teaching of mathematics in Early Childhood Education; and to analyze whether the proposals for didactic strategies, including TDIC for teaching mathematics in Early Childhood Education, will bring satisfactory learning to the public involved. Therefore, the research was conducted by the following guiding question: What didactic strategies including DICT can be incorporated into the teaching-learning process of mathematics in Early Childhood Education? A qualitative approach was used, concerned not only with unveiling the problem, but also with the process of thinking about possibilities for improving the teaching- learning process in Early Childhood Education. In the scenario of research with a qualitative approach, the presuppositions of action- research were used, understanding it as subsidy so that the teacher can problematize, investigate, act and propose transforming actions in their pedagogical practice. Narratives recorded in a field diary were used, listing all the pedagogical activities carried out during the evaluation of the product for further analysis of the data and systematization of the results, as well as narratives were collected with the teachers participating in the evaluation process of the educational product. It was noted how important it is to involve parents in their children's school activities and it was noticed that children feel motivated in these activities. In addition, the importance of using more accessible digital tools to carry out activities at home was verified, such as on cell phones, an opportunity in which most children used their parents' cell phones to carry them out with their support. The results indicate that the different didactic strategies including DICT contribute substantially to teaching-learning in Early Childhood Education, since the activities developed arouse joy and pleasure in children and favored their active participation in the learning process.
Palavras-chave: Educação infantil
Figuras geométricas
Estratégias didáticas
Recursos metodológicos
Pandemia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: ALMEIDA, Gisele Assis de. O ensino-aprendizagem de matemática na educação infantil por meio das ferramentas digitais e estratégias didáticas em contextos pandêmicos: desafios e possibilidades de (res)significação. 142f. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciências e Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiás – Câmpus Jataí, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1536
Data do documento: 21-Dez-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

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