Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1533
Tipo: produto-de-teses-e-dissertacoes
Título: Desbravando a função polinomial do 1º grau através da resolução de problemas
Título(s) alternativo(s): Breakthrough the 1st degree polynomial function through problem solving
Autor(es): Jesuino, Nilton
Gomes, Adriana
metadata.dc.contributor.referee1: Gomes, Adriana
metadata.dc.contributor.referee2: Pimenta, Adelino
metadata.dc.contributor.referee3: Paranhos, Rones
Resumo: Este material é o produto educacional de uma pesquisa de dissertação do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática, Mestrado Profissional, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Câmpus Jataí. Tem o objetivo de desenvolver um estudo com alunos(as) do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Secretariado na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos, sobre as potencialidades e limites da metodologia de ensino- aprendizagem da Função do 1º Grau através da Resolução de Problemas. A resolução de problemas permite ao aluno desenvolver a capacidade de análise, reflexão, associação, produção crítica e criativa ao se deparar com situações problemas vivenciadas no dia a dia. Diante disso, o/a aluno(a) assume uma postura diferenciada e diversificada ao interpretar o mundo e a conexão que este possui com a Matemática. O ensino-aprendizagem da função do 1º grau, permite ao aluno(a) associar seus conceitos ao método de resolver problemas aplicados, relacionando conteúdo a fatos ou ações reais da vida. Durante todas as etapas, espera-se que os/as alunos(as) desmistifiquem os conceitos pejorativos com os quais percebem a Matemática e compreendam que são inúmeras as possibilidades que a metodologia ensino-aprendizagem da Matemática através da Resolução de Problemas, pode/deve, influenciar em ações cotidianas, viabilizando seu senso crítico ao analisar situações em que conceitos matemáticos se fazem presentes, seja de forma explícita ou implícita. Desse modo, convidamos você a mergulhar neste estudo e conhecer o desenvolvimento programado deste curso.
Abstract: This material is the educational product of a dissertation research from the Graduate Program in Science and Mathematics Education, Professional Master's, at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Goiás, Campus Jataí. It has the objective of developing a study with students of the Technical Course Integrated to High School in Secretarial in the Youth and Adult Education Modality, on the potentialities and limits of the teaching-learning methodology of the 1st Degree Function through the Resolution of Problems. Problem solving allows the student to develop the ability of analysis, reflection, association, critical and creative production when faced with problem situations experienced in everyday life. In view of this, the student assumes a differentiated and diversified posture when interpreting the world and the connection it has with Mathematics. The teaching-learning of the 1st grade function allows students to associate their concepts with the method of solving applied problems, relating content to real facts or actions in life. During all stages, it is expected that students demystify the pejorative concepts with which they perceive Mathematics and understand that there are countless possibilities that the teaching-learning methodology of Mathematics through Problem Solving can/should , influence daily actions, enabling their critical sense when analyzing situations in which mathematical concepts are present, either explicitly or implicitly. Therefore, we invite you to dive into this study and learn about the programmed development of this course.
Palavras-chave: Resolução de problemas
Educação de Jovens e Adultos
Curso remoto
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: JESUÍNO, N. L; GOMES, A. A. M . Desbravando a função polinomial do 1º grau através da resolução de problemas. Produto educacional vinculado à dissertação: O ensino da função polinomial do 1º grau através da resolução de problemas no contexto da EJA. 57f. Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Jataí, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1533
Data do documento: 1-Fev-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
produto_Nilton Lasaro Jesuino.pdfProduto4,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.