Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1532
Tipo: Dissertação
Título: O ensino da função polinomial do 1º grau através da resolução de problemas no contexto da EJA
Título(s) alternativo(s): The teaching of the 1st degree polynomial function through problem solving in the EJA context
Autor(es): Jesuino, Nilton
Primeiro Orientador: Gomes, Adriana
metadata.dc.contributor.referee1: Gomes, Adriana
metadata.dc.contributor.referee2: Pimenta, Adelino
metadata.dc.contributor.referee3: Paranhos, Rones
Resumo: Este estudo objetiva compreender as potencialidades e limites do uso da metodologia de ensino-aprendizagem da função polinomial do 1º grau através da Resolução de Problemas (RP) aplicada na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Fruto da pesquisa de mestrado, esse trabalho trata da aplicação de um curso voltado para 10 mulheres do curso técnico integrado ao ensino médio em Secretariado, na modalidade EJA, do IFG-Câmpus Jataí. A pesquisa foi pautada pela perspectiva teórica de autores como Arroyo (2006), que traz uma reflexão sobre as pessoas que compõem os espaços da EJA, na busca de caracterizá-las; por meio do texto de Fonseca (2012), faz-se uma análise sobre as relações de aprendizagem das pessoas jovens e adultas para com o ensino da Matemática. Embasado na teoria de Onuchic e Allevato (2014), apresenta-se uma abordagem sobre a Resolução de Problemas, refletindo sobre as etapas de organização das atividades; e pela teoria de Dante (1999), abordam-se os diferentes tipos de problemas que podem/devem ser aplicados nos diferentes momentos de ensino, conforme o planejamento do(a) professor(a). Ao analisar que nos espaços onde se desenvolve a RP, promove-se também a comunicação de ideias, Carvalho (2018) e Cândido (2009), são referenciais para construir o estudo sobre o trabalho colaborativo e a comunicação promovida em aulas de matemática envolvendo a RP. Esta pesquisa desenvolvida por meio de encontros remotos, com aplicação de três atividades com abordagem em função do 1º grau, promoveu diálogos sobre a RP, que gerou promissores dados, que enfatizaram o potencial que a RP estabelece no desenvolvimento atitudinal, cognitivo e procedimental das alunas da EJA. Nesse sentido, analisa-se que a escolha dos problemas trabalhados, bem como o papel de mediador(a) e orientador(a) do(a) professor(a) nos diálogos sobre a RP, faz toda a diferença para que o/a aluno(a) seja autônomo(a) nos processos de ensino-aprendizagem da matemática para vida. O estudo aponta que o uso da RP possui um potencial no que tange o ensino da matemática de forma significativa, ou seja, partir da realidade das alunas para posteriormente, formalizá-lo e, que assim como todo estudo, há também limites a serem levados em conta; dentre estes destacamos a necessidade de tempo para se desenvolver todas as etapas propostas pela metodologia de Onuchic e Allevato (2014).
Abstract: The aim of this study is to understand the potential and limits of using the teaching-learning methodology of the polynomial function of the 1st degree through Problem Solving (RP), applied in the context of Youth and Adult Education (EJA). This text is the result of a master's research, in the application of a course aimed at 10 women from the technical course integrated with high school in Secretariat in the EJA modality of the IFG-Câmpus Jataí. From the theoretical perspective of some authors, such as Arroyo (2006), which addresses a reflection on the people who make up the EJA spaces, in an attempt to characterize them. Through the text by Fonseca (2012), an analysis is made of the learning relationships of young and adult people with the teaching of Mathematics. Based on the theory of Onuchic and Allevato (2014), an approach to Problem Solving is presented, reflecting on the steps of organizing activities; and according to Dante's theory (1999), the different types of problems that can/should be applied in different teaching moments are addressed, according to the teacher's planning. When analyzing that in spaces where PR is developed, the communication of ideas is also promoted, Carvalho (2018) and Cândido (2009) are references to build the study on collaborative work and communication promoted in mathematics classes involving the PR This research, developed through remote meetings, with the application of three activities with a 1st grade approach, promoted dialogues about PR, which generated promising data, which emphasized the potential that PR establishes in the students' attitudinal, cognitive and procedural development of EJA. In this sense, it is analyzed that the choice of the worked problems, as well as the teacher's role of mediator and advisor in the dialogues about PR, makes all the difference for the teacher. student is autonomous in the teaching-learning processes of mathematics for life. The research points out that the use of RP has a significant potential regarding the teaching of mathematics, that is, starting from the students' reality to later formalize it and that, like any study, there are also limits to be taken in account, we highlight the need for time to develop all the steps proposed by the methodology of Onuchic and Allevato (2014).
Palavras-chave: Resolução de problemas
Educação de Jovens e Adultos
Comunicação em Matemática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: JESUINO, N. L. O ensino da função polinomial do 1º grau através da resolução de problemas no contexto da EJA. 212 p. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Jataí, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1532
Data do documento: 1-Fev-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_Nilton Lasaro Jesuino.pdfDissertação7,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.