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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Tibi e Joca, de Cláudia Bisol: um exemplo de valorização da cultura surda
Título(s) alternativo(s): Tibi e Joca, by Cláudia Bisol: an example of valuing deaf culture
Autor(es): Bruno, Layanny Monteiro de Sousa
Primeiro Orientador: Moura, Alexssandro Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee1: Moura, Alexssandro Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Josiane dos Santos
metadata.dc.contributor.referee3: Mendes, Waléria Batista da Silva Vaz
Resumo: Este estudo aborda uma análise da obra de Cláudia Bisol, Tibi e Joca: história de dois mundos, enfatizando o exemplo de valorização da cultura surda e buscando responder “de que forma as obras literárias criadas para surdos podem contribuir com a inclusão do surdo nas escolas?”. Dessa forma, o principal objetivo foi analisar o uso de obras literárias criadas com a intenção de incluir o surdo, especificamente, analisar a utilização da literatura como arte de ensino; identificar como tem sido trabalhada a inclusão de pessoas com deficiências específicas e; discutir sobre a importância de obras literárias criadas para o público surdo, pensando na inclusão de pessoas com surdez. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo descritiva, abordando autores como Rildo Cosson, Rachel Sutton-Spence, Antônio Cândido, entre outros, além das legislações pertinentes à inclusão e a obra de Bisol. Os resultados encontrados apontam que a história de Tibi e Joca retrata claramente a importância de se pensar em matérias específicas em que a criança se sinta representada, considerando que a literatura surda não surgiu momentaneamente, do nada, ela surge de uma tradição, de uma cultura até os dias atuais, concluindo que o surdo não é tratado como deficiente auditivo, mas como um indivíduo que se abre para uma cultura rica que possibilita a ele o experimento de outro mundo. Ao analisar a obra de Bisol, percebe-se que ela vai muito além de apenas uma leitura, considerando que ensina sobre sentimentos, respeito, companheirismo, amor, em uma linguagem apropriada para o público infantil. Dessa forma, conclui-se que é importante que se conheçam todas as estratégias de composição e que se trabalhe com elas dentro de sala de aula, sendo essencial para o desenvolvimento de uma educação inclusiva nas escolas.
Abstract: This study consists of an analysis of the work of Cláudia Bisol, Tibi and Joca: history of two worlds, emphasizing the example of valuing deaf culture and seeking to answer the question: How can literary works in Libras contribute to the inclusion of the deaf in the schools? Thus, the main objective was to analyze the use of literary works created with the intention of including the deaf, specifically, to analyze the use of literature as an art of teaching; identify how the inclusion of people with specific disabilities has been worked on and; discuss the importance of literary works created and adapted for the deaf public, thinking about the inclusion of people with deafness. This is a bibliographical research, of the descriptive type, based on authors such as Rildo Cosson, Rachel Sutton-Spence, Antônio Cândido, among others, in addition to the legislation pertinent to inclusion and critical reference on Bisol's work. The results found indicate that the story of Tibi and Joca broadly portrays the importance of thinking about specific subjects in which the child feels represented, considering that deaf literature has developed gradually, it arises from a tradition, from a culture to the nowadays, concluding that the deaf person should not be treated as a hearing impaired person, but as an individual who is open to a rich culture that allows him to experience another world. When analyzing Bisol's work, it is clear that it goes far beyond just reading, considering that it teaches about feelings, respect, companionship and love in a language appropriate for children. In this way, it is concluded that it is important to know all the strategies of composition of literature in Libras and to work with them in the classroom, being essential for the development of an inclusive education in schools.
Palavras-chave: Literatura
Linguagens
Ilustração
Inclusão
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Aparecida de Goiânia
Citação: BRUNO, Layanny Monteiro de Sousa. Tibi e Joca, de Cláudia Bisol: um exemplo de valorização da cultura surda. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia Bilíngue) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Câmpus Aparecida de Goiânia, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1523
Data do documento: 28-Jul-2022
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