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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A importância dos e das educadoras na construção da autonomia dos e das educandas em Paulo Freire
Título(s) alternativo(s): The importance of educators in the construction of the autonomy of educantes in Paulo Freire
Autor(es): Aquino, Cristiana Sousa Caixeta
Primeiro Orientador: Tenório, Aleir Ferraz
metadata.dc.contributor.referee1: Tenório, Aleir Ferraz
metadata.dc.contributor.referee2: Braga, Keith Daiani da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Pereira, Alciane Barbosa Macedo
Resumo: A partir da pergunta norteadora, qual a importância dos e das educadoras na construção da autonomia dos e das educandas, buscamos, como objetivo geral refletir sobre a importância dos e das educadoras nesta construção. Para tanto realizamos um estudo de cunho bibliográfico nas obras de Paulo Freire: Pedagogia da Autonomia, em primeiro lugar e, também, Pedagogia do Oprimido e Pedagogia como Prática de Liberdade. o sujeito autônomo é aquele que contribui ativamente para o seu próprio processo de aprendizagem e de vida, com liberdade de pensamento e ação. Ou seja, aquele indivíduo que traz para o espaço escolar suas vivências para que junto com os e as educadoras construam relações favoráveis para o seu processo de autonomia. Para compreender Paulo Freire, suas obras e sua forma de enxergar a Educação, outros autores nos auxiliaram na nossa trajetória de estudos: Gadotti (2001), Araújo (1996), Kohan (2019). Segundo os autores e autoras estudados e o próprio Freire, o processo educacional deve se constituir por relações dialógicas que permitam o despertar da curiosidade crítica, tornando os sujeitos reflexivos e abertos ao novo, notamos que os e as educadoras enfocadas na pedagogia libertadora na perspectiva de Paulo Freire, encontram o presente tocante para a transformação do pensamento do ser do e da educanda em busca de sua autonomia. Autonomia esta que é um processo centrado em experiências que devem ser estimuladas. Experiências baseadas no respeito de quem enxerga no Ser do educando alguém em condições de fazer história.
Abstract: From the guiding question – what is the importance of the educators in the building of pupils’ autonomy – we aimed, as a general goal, in terms of a first approach to the topic, to reflect upon the importance of the educators in this construction. For this purpose, we carried out a bibliographic study of Paulo Freire’s works: Pedagogy of Freedom, in the first place, Pedagogy Of The Opressed and Education: The Practice of Freedom. The autonomous individual is the one who actively contributes to their own learning and life process with freedom of thought and action. In other words, the individual who takes their experiences to scholar environment, so that, togheter with the educators, they can build favoring relationships to their autonomy process. To comprehend Paulo Freire, his work and his ways on understanding Education, other authors supported us in our studies route: Gadotti (2001), Araújo (1996), Kohan (2019). According to the supporting authors and Freire himself, the educational process must be built by dialogical relations that enable the critical curiosity awakening, turning the pupils into reflexive subjects and individuals who are open to the new. We noticed that the educators who focus on the liberating pedagogy under Paulo Freire's perspective find this to transform the thought of the being of the pupil seeking their autonomy. The autonomy construction is a process centered around experiences that must be stimulated, based on the respect of who see on the pupil's Being someone able to make history.
Palavras-chave: Educação
Autonomia
Paulo Freire
Educadoras e educadores
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Aparecida de Goiânia
Citação: AQUINO, Cristiana Sousa Caixeta. A importância dos e das educadoras na construção da autonomia dos e das educandas em Paulo Freire. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia Bilíngue) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Câmpus Aparecida de Goiânia, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1515
Data do documento: 26-Jul-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia Bilíngue

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