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Tipo: Dissertação
Título: Formação continuada de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta para a promoção da alfabetização científica
Título(s) alternativo(s): Continuing education of teachers in the initial years of elementary school: a proposal for the promotion of scientific literacy
Autor(es): Silva, Eliane Pereira Campos
Primeiro Orientador: Souza, Ruberley
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Ruberley
metadata.dc.contributor.referee2: Pires, Luciene
metadata.dc.contributor.referee3: Vaz, Wesley Fernandes
Resumo: Nesta pesquisa, propomos o desenvolvimento de atividades investigativas como facilitador da compreensão dos conceitos de Ciências e a apropriação da cultura científica pelas crianças dos primeiros anos do Ensino Fundamental. Para isso, o professor deve atuar como facilitador da aprendizagem, possibilitando a interação das crianças, o manuseio de materiais e a argumentação. A pesquisa consistiu na oferta de um curso de extensão de 40 horas, realizado de forma remota devido à pandemia da Covid-19, voltado ao ensino de Ciências e à promoção da Alfabetização Científica de alunos dos anos iniciais. Participaram desse curso, 15 professoras pedagogas que atuam em escolas da região de Barra do Garças (MT), Querência (MT) e Aragarças (GO). A metodologia didática adotada foi o ensino por investigação proposta por Anna Maria Pessoa de Carvalho e Lúcia Helena Sasseron. Esta pesquisa caracteriza-se como sendo do tipo pesquisaação, com uma abordagem qualitativa, e tendo como instrumentos de coleta de dados a entrevista aberta em roda de conversa e os planejamentos, de atividades investigativas, elaborados pelas professoras cursistas. Como resultado desta pesquisa, desenvolvemos um produto educacional, na forma do curso de extensão “Curso de formação continuada para professoras dos anos iniciais do ensino fundamental sobre Alfabetização Científica”, que contribuiu para a mudança de postura das professoras em relação ao processo de ensino e aprendizagem de conceitos científicos, além de propiciar uma reflexão coletiva sobre o ensino de Ciências e a prática pedagógica que propicie o início do processo de Alfabetização Científica nos anos iniciais.
Abstract: In this research we propose the development of investigative activities as a facilitator of the understanding of science concepts and the appropriation of scientific culture by children in the first years of elementary school. For this, the teacher must act as a facilitator of learning, enabling interaction between children, handling materials and argumentation. The research consisted of offering a 40-hour course, which addressed the teaching of Science and the promotion of Scientific Literacy. This course was held remotely, due to the Covid-19. Fifteen teachers from the region of Barra do Garças (MT), Querência (MT) and Aragarças (GO) participated in the course. Teaching by investigation, proposed by Anna Maria Pessoa de Carvalho and Lúcia Helena Sasseron, was the methodology adopted. In this research, we adopted a qualitative approach of the research-action type. The data collection instruments were open interviews in conversation circles and the planning of investigative activities by the teachers. The extension course “Continued training for teachers in the early years of elementary school and Scientific Literacy” was the educational product developed. This product contributed to the change of attitude of the teachers in relation to the process of teaching and learning of scientific concepts. It also provided a collective reflection on the Science teaching and the pedagogical practice that provides the beginning of the process of Scientific Literacy in the early years.
Palavras-chave: Ensino de ciências
Formação continuada
Ensino por investigação
Alfabetização científica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: SILVA, Eliane Pereira Campos. Formação continuada de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta para a promoção da alfabetização científica. 2022. 156f. Dissertação (Mestrado do Programa de Pós Graduação em Educação para Ciências e Matemática). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG – Câmpus Jataí.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1507
Data do documento: 4-Fev-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

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