Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1500
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uma proposta metodológica para o ensino de sistemas lineares via aprendizagem significativa com aporte do software Geogebra
Título(s) alternativo(s): A METHODOLOGICAL PROPOSAL FOR THE TEACHING OF LINEAR SYSTEMS VIA SIGNIFICANT LEARNING WITH GEOGEBRA SOFTWARE
Autor(es): Viana, Blendson Matheus Montalvão
Primeiro Orientador: Jesus, Manoel Bernardes de
metadata.dc.contributor.referee1: Jesus, Manoel Bernardes de
metadata.dc.contributor.referee2: Morais, Silvia Cristina Dorneles de
metadata.dc.contributor.referee3: Vasconcelos, José Eder Salvador de
Resumo: É comum o professor de matemática receber o seguinte questionamento dos alunos: “para que aprender esse conteúdo, sendo que nunca irei utilizá-lo na vida?”. Além disso, o mediador se depara com as inúmeras dificuldades apresentadas pelos estudantes, bem como a falta de interesse, visto que a matemática é uma das disciplinas que os alunos mais reprovam. A álgebra linear é uma das áreas mais importantes da matemática, por estar presente em diversas profissões e no cotidiano. O ensino e aprendizagem da álgebra linear nos cursos das ciências exatas, tem sido bastante desafiador, devido toda a abstração necessária para a compreensão dos conceitos. Dessa forma, o profissional da educação tem que pensar em estratégias para inovar a sua didática, para assim, promover uma aprendizagem significativa e dinâmica. A aprendizagem significativa é definida quando um novo conhecimento é incorporado ao aluno, a partir de um conhecimento já existente na sua estrutura cognitiva, ou seja, com o passar dos anos o aluno vai construindo cada vez mais conhecimento. Ao contrário, ela se torna a aprendizagem definida como mecânica. Assim, este trabalho propõe utilizar o software geogebra, que reúne diversos conhecimentos da matemática, como a geometria, álgebra, planilha de cálculos, gráficos, probabilidade, estatística e cálculos numéricos, como estratégia para promover uma didática dinâmica, e assim, gerar uma aprendizagem significativa. Logo, favorece a didática do professor e enriquece a aprendizagem do aluno.
Abstract: It is common for mathematics teachers to receive the following question from students: “why learn this content, when I will never use it in my life?”. In addition, the mediator is faced with the numerous difficulties presented by the students, as well as the lack of interest, since mathematics is one of the subjects that students most often fail. Linear algebra is one of the most important areas of mathematics, as it is present in many professions and in everyday life. The teaching and learning of linear algebra in exact science courses has been quite challenging, due to all the abstraction necessary for understanding the concepts. In this way, the education professional has to think of strategies to innovate their didactics, in order to promote a meaningful and dynamic learning. Meaningful learning is defined when new knowledge is incorporated into the student, based on knowledge that already exists in their cognitive structure, that is, over the years the student builds more and more knowledge. Rather, it becomes learning defined as mechanical. Thus, this work proposes to use the geogebra software, which brings together different knowledge of mathematics, such as geometry, algebra, spreadsheets, graphs, probability, statistics and numerical calculations, as a strategy to promote dynamic didactics, and thus generate learning. significant. Therefore, it favors the teacher's didactics and enriches the student's learning.
Palavras-chave: Aprendizagem significativa
Álgebra Linear
Geogebra
Meaningful learning
Linear algebra
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Goiânia
Citação: VIANA, Blendson Matheus Montalvão. Uma proposta metodológica para o ensino de sistemas lineares via aprendizagem significativa com aporte do software Geogebra. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Góias, Goiânia, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1500
Data do documento: 27-Out-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Blendson.pdf1,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.