Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1493
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O uso pedagógico de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação Infantil: percepções de gestores/as e professores/as |
Título(s) alternativo(s): | The use of digital information and communication technologies as a pedagogical tool in early childhood education: perceptions of managers and teachers |
Autor(es): | Fortunato, Divina Célia Stival |
Primeiro Orientador: | Costa, Renata Luiza |
metadata.dc.contributor.referee1: | Nascimento, Neuvani Ana do |
metadata.dc.contributor.referee2: | Polonial, Juscelino Martins |
metadata.dc.contributor.referee3: | Costa, Renata Luiza |
Resumo: | As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) estão próximas de pessoas adultas e crianças de diferentes formas nos dias de hoje. Por exemplo, em eletrodomésticos e brinquedos. Devido a isso e a outras razões, nos últimos anos, diferentes governos têm incentivado o uso de TDIC também nas escolas, desde a Educação Infantil. A partir dessa realidade essa pesquisa foi organizada com o objetivo de verificar se as TDIC são e como são consideradas no cotidiano da prática do professor de Educação Infantil. Assim, buscou-se responder a seguinte questão problema: De que forma as TDIC tem sido utilizadas na Educação Infantil em escolas públicas? Para alcançar esses objetivos de pesquisa, fundamentados no método Materialista Histórico-Dialético, foi desenvolvida pesquisa do tipo descritivo-explicativa com coleta de dados envolvendo entrevistas e questionários com participantes de quatro escolas municipais de Educação Infantil da cidade de Inhumas. Foi possível inferir que há um reconhecimento quanto à pertinência e o desejo pela integração e uso das TDIC no ambiente escolar em situações pedagógicas da Educação Infantil, mas sua concretização ainda não. As maiores dificuldades apresentadas para tal integração foram falta de melhorias na infraestrutura tecnológica das escolas, formação continuada de professores e comprometimento dos governantes. |
Abstract: | Digital information and communication technologies (TDIC) are close to adults and children in different ways today. For example, in appliances and toys. Because of this, in recent years, different governments have encouraged the use of TDIC in schools, since early childhood education. Based on this reality, this research was organized with the objective of verifying whether TDIC are considered among the didactic resources in the daily practice of the teacher of Early Childhood Education. Thus, we sought to answer the following problem question: How has TDIC been used in early childhood education in public schools? To achieve these research objectives, based on the Historical-Dialectical Materialist method, a descriptive- explanatory research was developed with data collection involving interviews and questionnaires with participants from four municipal schools of Early Childhood Education in the city of Inhumas. It was possible to infer that there is a recognition of the pertinence and the desire for the integration and use of TDIC in the school environment in pedagogical situations of Early Childhood Education, but its implementation has not yet been achieved. The greatest difficulties presented for such integration were lack of improvements in the technological infrastructure of schools, continued training of teachers and the commitment of government officials. |
Palavras-chave: | Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação Educação Infantil Ferramenta pedagógica Educação Pública |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás |
Sigla da Instituição: | IFG |
metadata.dc.publisher.department: | Câmpus Inhumas |
Citação: | FORTUNATO, D.C.S. O uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação como ferramenta pedagógica na Educação Infantil: percepções de gestores/as e professores/as. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Docência na Educação Básica e Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Inhumas, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1493 |
Data do documento: | 28-Mai-2021 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Docência na Educação Básica e Profissional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_DivinaCelia.pdf | TCC_DivinaCelia | 1,41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.