Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1493
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Costa, Renata Luiza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3773019506029897pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Neuvani Ana do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0419387726788882pt_BR
dc.contributor.referee2Polonial, Juscelino Martins-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8977740816700839pt_BR
dc.contributor.referee3Costa, Renata Luiza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3773019506029897pt_BR
dc.creatorFortunato, Divina Célia Stival-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1819757636929140pt_BR
dc.date.accessioned2023-04-11T20:17:41Z-
dc.date.available2023-04-11T20:17:41Z-
dc.date.issued2021-05-28-
dc.identifier.citationFORTUNATO, D.C.S. O uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação como ferramenta pedagógica na Educação Infantil: percepções de gestores/as e professores/as. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Docência na Educação Básica e Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Inhumas, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1493-
dc.description.abstractDigital information and communication technologies (TDIC) are close to adults and children in different ways today. For example, in appliances and toys. Because of this, in recent years, different governments have encouraged the use of TDIC in schools, since early childhood education. Based on this reality, this research was organized with the objective of verifying whether TDIC are considered among the didactic resources in the daily practice of the teacher of Early Childhood Education. Thus, we sought to answer the following problem question: How has TDIC been used in early childhood education in public schools? To achieve these research objectives, based on the Historical-Dialectical Materialist method, a descriptive- explanatory research was developed with data collection involving interviews and questionnaires with participants from four municipal schools of Early Childhood Education in the city of Inhumas. It was possible to infer that there is a recognition of the pertinence and the desire for the integration and use of TDIC in the school environment in pedagogical situations of Early Childhood Education, but its implementation has not yet been achieved. The greatest difficulties presented for such integration were lack of improvements in the technological infrastructure of schools, continued training of teachers and the commitment of government officials.pt_BR
dc.description.resumoAs Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) estão próximas de pessoas adultas e crianças de diferentes formas nos dias de hoje. Por exemplo, em eletrodomésticos e brinquedos. Devido a isso e a outras razões, nos últimos anos, diferentes governos têm incentivado o uso de TDIC também nas escolas, desde a Educação Infantil. A partir dessa realidade essa pesquisa foi organizada com o objetivo de verificar se as TDIC são e como são consideradas no cotidiano da prática do professor de Educação Infantil. Assim, buscou-se responder a seguinte questão problema: De que forma as TDIC tem sido utilizadas na Educação Infantil em escolas públicas? Para alcançar esses objetivos de pesquisa, fundamentados no método Materialista Histórico-Dialético, foi desenvolvida pesquisa do tipo descritivo-explicativa com coleta de dados envolvendo entrevistas e questionários com participantes de quatro escolas municipais de Educação Infantil da cidade de Inhumas. Foi possível inferir que há um reconhecimento quanto à pertinência e o desejo pela integração e uso das TDIC no ambiente escolar em situações pedagógicas da Educação Infantil, mas sua concretização ainda não. As maiores dificuldades apresentadas para tal integração foram falta de melhorias na infraestrutura tecnológica das escolas, formação continuada de professores e comprometimento dos governantes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Stefane Rodrigues de Lima (larissa.stefane@ifg.edu.br) on 2023-04-11T19:13:11Z No. of bitstreams: 1 TCC_DivinaCelia.pdf: 1448888 bytes, checksum: b71c794f0bab64a85a11a1a2a5ab8f63 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Maria Aparecida Rodrigues de Souza (maria.souza@ifg.edu.br) on 2023-04-11T20:17:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_DivinaCelia.pdf: 1448888 bytes, checksum: b71c794f0bab64a85a11a1a2a5ab8f63 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-11T20:17:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_DivinaCelia.pdf: 1448888 bytes, checksum: b71c794f0bab64a85a11a1a2a5ab8f63 (MD5) Previous issue date: 2021-05-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInsitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiáspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCâmpus Inhumaspt_BR
dc.publisher.initialsIFGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologias Digitais de Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectFerramenta pedagógicapt_BR
dc.subjectEducação Públicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO uso pedagógico de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação Infantil: percepções de gestores/as e professores/aspt_BR
dc.title.alternativeThe use of digital information and communication technologies as a pedagogical tool in early childhood education: perceptions of managers and teacherspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Docência na Educação Básica e Profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_DivinaCelia.pdfTCC_DivinaCelia1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.