Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1492
Tipo: Dissertação
Título: O ensino de física e a educação para o trânsito em tempos de pandemia: análise de uma sequência didática
Título(s) alternativo(s): Physics teaching and traffic education in times of a pandemic: analysis of a didactic sequence
Autor(es): Silva, Daniel
Primeiro Orientador: Souza, Paulo Henrique de
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Paulo Henrique de
metadata.dc.contributor.referee2: Miranda, Elisangela
metadata.dc.contributor.referee3: Diogo, Rodrigo
Resumo: A motivação desta pesquisa partiu da formação acadêmica do pesquisador em Licenciatura em Física e da sua atividade profissional, na qual se depara diariamente com infrações e acidentes de trânsito, verificando de forma empírica que as medidas administrativas não são suficientes para modificar o comportamento dos condutores. O número de acidentes de trânsito no Brasil impressiona pela quantidade de vítimas quando comparado com outros países, segundo a Organização Mundial de Saúde, em 2019, éramos o quarto lugar em número de mortes. Diversos estudos apontam as ações de educação para o trânsito como fundamentais na mudança de conduta dos motoristas. Além disso, o código de trânsito brasileiro dispõe sobre a obrigatoriedade da educação para o trânsito na educação para todos os níveis de ensino. Observado este problema, essa pesquisa buscou compreender quais as contribuições do aprendizado de conteúdos de Física com significação no tema de Educação para o Trânsito na formação do indivíduo crítico e participativo através da aplicação da metodologia de ensino dos Três Momentos Pedagógicos com ênfase no aprendizado do conteúdo relacionado a situações reais envolvendo o trânsito de veículos e pessoas. Os Três Momentos Pedagógicos é uma metodologia de ensino estruturada a partir das obras de Paulo Freire, primando pela educação dialógica, em que o professor conduz o aluno à busca pelo conhecimento científico. Essa dissertação trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, do tipo estudo de caso, com a apresentação do planejamento, execução e resultados obtidos com a aplicação de uma Sequência Didática, motivada nos Três Momentos Pedagógicos, a alunos do primeiro ano de uma escola pública no município de Jataí, com enfoque do estudante como protagonista da construção doconhecimento, por meio da realização de seminários, criação de vídeos educativos, realização de palestras e a propositura de soluções para os problemas do trânsito local, envolvendo estudantes, entidades públicas e a comunidade representada pelos familiares dos alunos. Inúmeros foram os desafios encontrados no desenvolvimento desse trabalho, com mudanças impositivas no planejamento, causadas pelo isolamento social oriundo da pandemia de coronavírus, promovendo a transposição do ensino presencial para a modalidade remota. Todavia, foram notórias as contribuições de aprendizado dos conteúdos propostos a partir dos conhecimentos prévios dos alunos, por meio da análise de conteúdo foi possível indentificar que os alunos demostraram entendimento em diversas partes do conteúdo como: Grandezas físicas, grandezas vetoriais, 1ª Lei de Newton - Lei da Inércia, 2ª Lei de Newton - Princípio Fundamental da Dinâmica e 3ª Lei de Newton - Princípio da Ação e Reação. Porém, verificou-se lacunas de aprendizagem nos conteúdos de força de atrito e força centrípeta. Esse resultado foi influenciado pelas dificuldades encontradas na adoção do ensino remoto e pelo quantitativo de alunos nas atividades desenvolvidas. Por meio dos resultados obtidos percebe-se que do ponto de vista da apropriação conceitual e da formação crítica do indivíduo para a compreensão de fenômenos Físicos do seu cotidiano, a aplicação da sequência didática foi satisfatória.
Abstract: The motivation for this research came from the academic training of the researcher in Physics and his professional activity, in which he is daily faced with traffic violations and accidents, empirically verifying that administrative measures are not enough to change the behavior of drivers. The number of traffic accidents in Brazil is impressive for the number of victims when compared to other countries, according to the World Health Organization, in 2019, we were fourth in number of deaths. Several studies point to traffic education actions as fundamental in changing drivers' behavior. In addition, the Brazilian traffic code provides for mandatory traffic education in education for all levels of education. Observing this problem, this research sought to understand the contributions of learning Physics content with meaning in the topic of Traffic Education in the formation of the critical and participative individual through the application of the teaching methodology of the Three Pedagogical Moments with emphasis on content learning related to real situations involving the transit of vehicles and people. The Three Pedagogical Moments is a teaching methodology structured from the works of Paulo Freire, focusing on dialogic education, in which the teacher leads the student to the search for scientific knowledge. This dissertation is about a qualitative-quantitative research, of the case study type, with the presentation of the planning, execution and results obtained with the application of a Didactic Sequence, motivated in the Three Pedagogical Moments, to students of the first year of a school in the city of Jataí, focusing on the student as the protagonist of the construction of knowledge, through seminars, creation of educational videos, lectures and the proposal of solutions to the problems of local traffic, involving students, public entities and the community represented by the students' families. Countless were the challenges encountered in the development of this work, with imposing changes in planning, caused by social isolation arising from the coronavirus pandemic, promoting the transposition of classroom teaching to the remote modality. However, the contributions of learning of the proposed contents from the previous knowledge of the students were notorious, through the content analysis it was possible to identify that the students demonstrated understanding in several parts of the content such as: Physical quantities, vector quantities, Newton's 1st Law - Law of Inertia, 2nd Law of Newton - Fundamental Principle of Dynamics and 3rd Law of Newton - Principle of Action and Reaction. However, there were learning gaps in the content of friction force and centripetal force. This result was influenced by the difficulties encountered in adopting remote teaching and by the number of students in the activities developed. Through the results obtained, it is clear that from the point of view of conceptual appropriation and critical formation of the individual to understand physical phenomena of their daily lives, the application of the didactic sequence was satisfactory.
Palavras-chave: Três Momentos Pedagógicos
Ensino de Física
Sequência didática
Educação para o Trânsito
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: LUIZMAR, D, L, F. O ensino de física e a educação para o trânsito em tempos de pandemia: análise de uma sequência didática. Orientador: Paulo Henrique de Souza. 2022. 201f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Câmpus Jataí.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1492
Data do documento: 24-Jan-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_Daniel Luizmar Ferreira da Silva.pdfDissertação6,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.