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Tipo: Dissertação
Título: A alfabetização científica de alunos do 5º ano do ensino fundamental: limites e possibilidades de uma sequência didática CTS
Título(s) alternativo(s): The scientific literacy of 5th grade elementary school students: limits and possibilities of a CTS didactic sequence
Autor(es): Garcia, Cleidemar Souza
Primeiro Orientador: Diogo, Rodrigo Claudino
metadata.dc.contributor.referee1: Diogo, Rodrigo
metadata.dc.contributor.referee2: Miranda, Elisangela Matias
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Carlos Cézar
Resumo: A presente pesquisa, por meio de uma sequência didática CTS, buscou possibilitar ao aluno a problematização, o debate e a construção do conhecimento científico embasado no compromisso social e na capacidade de tomar decisões conscientes, visando ao favorecimento da alfabetização científica - AC. Desse modo, o objetivo geral foi compreender os limites e potencialidades de uma sequência didática elaborada sob o viés da relação ciência, tecnologia e sociedade - CTS, como via de favorecimento da alfabetização científica de estudantes do 5º ano do ensino fundamental. Tendo como base teórica a abordagem CTS, dialogou-se com pesquisadores como Sasseron e Carvalho (2008, 2011); Auler, Dalmoline Fenalti (2009); Sasseron (2008); Auler (2013); Nascimento e Von linsingen (2006); Oliveira (2019); Chrispino (2017), Waks (1992), entre outros que discutem e estudam a produção do conhecimento científico pautado na construção de uma alfabetização científica. Os instrumentos de produção de dados utilizados foram o questionário aplicado à professora para a definição da temática da sequência didática, a gravação em vídeo das aulas e as atividades realizadas pelos alunos. Para a análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin e os critérios da espiral de responsabilidade de Waks afiliada à abordagem de ensino CTS, bem como os indicadores de alfabetização científica. Os resultados apontaram o uso de competências e habilidades próprias do fazer científico, explicitadas pelos indicadores de AC e uma maior responsabilidade social na tomada de decisões, evidenciados pela apropriação das fases da espiral de responsabilidade de Waks. Ambos os resultados sugerem que há indícios do início do processo de AC, articulado com o desenvolvimento da responsabilidade social.
Abstract: This research, through a CTS didactic sequence, sought to train the student to problematize, debate and build scientific knowledge based on social commitment and the ability to make conscious decisions, with the aim of promoting scientific literacy - AC. Thus, the general objective was to understand the limits and potential of a didactic sequence elaborated under the bias of the relationship between science, technology and society - STS, as a means of favoring the scientific literacy of students in the 5th year of elementary school. Taking the CTS approach as a theoretical basis, dialogue was held with researchers such as Sasseron and Carvalho (2008, 2011); Auler, Dalmolin and Fenalti (2009); Sasseron (2008); Auler (2013); Nascimento and Von Linsingen (2006); Oliveira (2019); Chrispino (2017), Waks (1992), among others who discuss and study the production of scientific knowledge from the construction of scientific literacy. The data production instruments used were the questionnaire applied to the teacher to define the topic of the didactic sequence, the video recording of the classes and the activities carried out by the students. For data analysis, Bardin's content analysis criteria and Waks' spiral of responsibility, affiliated with the STS teaching approach, were used, as well as indicators of scientific literacy. The results pointed to the use of skills and abilities specific to scientific work, explained by the CA indicators and greater social responsibility in decision-making, evidenced by the appropriation of the phases of the Waks responsibility spiral. Both results suggest that there are indications of the beginning of the CA process, articulated with the development of social responsibility.
Palavras-chave: Ensino de ciências
Educação CTS
Alfabetização científica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: GARCIA, Cleidemar Souza. A alfabetização científica de alunos do 5º ano do ensino fundamental: limites e possibilidades de uma sequência didática CTS. 140 p.(Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – IFG, Jataí, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1490
Data do documento: 5-Dez-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

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