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Tipo: Dissertação
Título: O ensino de ciências na escola de tempo integral e a formação omnilateral
Título(s) alternativo(s): The Science teaching in a full-time school and omnilateral education
Autor(es): Barbosa Filho, Antonio Carlos
Primeiro Orientador: Queiroz, Vanderleida Rosa de Freitas e
metadata.dc.contributor.referee1: Queiroz, Vanderleida Rosa de Freitas e
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Paulo Henrique de
metadata.dc.contributor.referee3: Ferreira, Adriano
Resumo: Com o objetivo de compreender os limites e as possibilidades da formação omnilateral no contexto de uma escola de tempo integral e o papel das disciplinas da área de Ciências nesse tipo de formação dos jovens, a presente pesquisa propôs investigar: Quais os limites e as possibilidades da formação omnilateral no contexto de uma escola de tempo integral na cidade de Jataí/GO, considerando como base de análise o ensino de Ciências? Para consecução desse objetivo foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: (i) conceituar a formação omnilateral, apreendendo os condicionantes dessa formação no contexto da sociedade capitalista; (ii) analisar, à luz do conceito de omnilateralidade, a concepção de formação explicitada nos documentos orientadores do modelo adotado no CEPI de Jataí/GO; (iii) analisar os limites e as possibilidades da formação omnilateral a partir da análise documental; (iv) desenvolver um material de apoio didático-pedagógico direcionado ao professor de Ciências do ensino médio, com vistas a subsidiar o ensino dessa disciplina na perspectiva da formação omnilateral. A pesquisa, do tipo estudo de caso, se desenvolveu no enfoque metodológico do materialismo histórico dialético. Para responder ao problema, procedeu-se à análise documental do projeto político pedagógico (PPP) da referida escola, da matriz curricular das disciplinas da área de Ciências da Natureza, dos documentos norteadores de implantação do modelo, e das políticas educacionais estaduais direcionadas ao ensino médio da escola de tempo integral. Os resultados indicaram a existência de alguns fatores condicionantes que, pela natureza contraditória dos fenômenos educacionais, constituem limites e/ou possibilidades para a efetivação da formação omnilateral, tanto na referida escola, como em qualquer outra instituição pública. Dentre estes fatores destacamos: a concepção utilitarista do ensino de Ciências, a concepção neoliberal de mundo, a seleção e organização dos conteúdos escolares, o tempo ampliado do modelo de ensino de tempo integral, o modelo de educação integral, a estrutura física das escolas, as condições de trabalho dos professores e também a realidade social dos estudantes. Em atendimento à particularidade do Mestrado Profissional, a pesquisa resultou em um produto educacional que consistiu em um material de caráter teórico que possa servir de base conceitual aos professores de Ciências para o ensino na perspectiva da formação omnilateral. Esse produto foi submetido, após sua elaboração, a cinco professores da área para validação, por meio de um questionário. A avaliação dos professores indicou que o produto cumpre o seu objetivo, considerando- o um material com grande potencial para aprimoramento crítico da prática pedagógica voltada para a formação omnilateral.
Abstract: This study aimed at understanding the limits and possibilities of omnilateral education in a full-time school, and the role of science in this sort of training for young people. To do so, this research proposed to investigate: What are the limits and possibilities of omnilateral training in the context of a full-time school in the city of Jataí, Goiás state, considering Science teaching as a basis for analysis? To achieve this goal, we established the following specific objectives: (i) conceptualize omnilateral education, apprehending the conditioning factors of this training in a capitalist society; (ii) analyze, through the lens of omnilaterality, the concept of training explained in the guiding documents of the model adopted at CEPI (Full-time State School) in Jataí, Goiás state; (iii) analyze the limits and possibilities of omnilateral training based on document analysis; (iv) develop a didactic- pedagogical support material aimed at high school science teachers, to assist the teaching of this discipline from the perspective of omnilateral education. As a methodological framework, this case study used a dialectical historical materialism approach. To answer the problem, we conducted a documental analysis of: (i) the political pedagogical project (PPP) of the referred school; (ii) the curricular guides of subjects in the Natural Sciences; (iii) of the guiding documents for the implementation of this school model; and (iv) the state educational policies aimed at teaching High School in full-time institutions. The results showed the existence of some conditioning factors that, due to the contradictory nature of educational phenomena, constitute limits and/or possibilities for the accomplishment of omnilateral training, not only in that school but in any other public institution. Among these factors, we highlight the utilitarian conception of science teaching, the neoliberal conception of the world, the selection and organization of school contents, the extended time of the full-time teaching model, the integral education model, the physical structure of schools, the working conditions of teachers, as well as the social reality of students. Due to the requirements of a Professional Master's program, the research resulted in an educational product that consisted of a theoretical material that can be used as a conceptual basis for science teachers for teaching from the perspective of omnilateral training. After we produced this material, we submitted it to five professors of the area for its validation through a questionnaire. The professors' evaluation indicated that the product fulfills its objective, as they considered it a material with great potential for critical improvement of pedagogical practice aimed at omnilateral training.
Palavras-chave: Formação omnilateral
Ensino médio
Ensino de ciências
Tempo integral
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::EDUCACAO PARA CIENCIAS E MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: BARBOSA FILHO, Antonio Carlos. O ensino de ciências na escola de tempo integral e a formação omnilateral. 63 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – IFG, Jataí, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1485
Data do documento: 25-Fev-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

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