Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1458
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Exposicão midiática do ensino remoto em tempos de pandemia
Título(s) alternativo(s): Media exposure of remote teaching in times of pandemic.
Autor(es): Efel, Laianny Martins Silva
Primeiro Orientador: Calixto, Wesley Pacheco
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Andrade, Eugênia Sebba Ferreira Andrade
metadata.dc.contributor.referee1: Vilela Junior, Wagner Alves Vilela
metadata.dc.contributor.referee2: Cararo, José Alberto Gobbes
metadata.dc.contributor.referee3: Silva Filho, Antônio Marcelino da Silva
Resumo: Este trabalho tem o intuito de investigar os desafios impostos no período da pandemia aos estudantes a partir do enquadramento e dos recortes produzidos por telejornais em matérias cujas pautas abordam a pandemia. O procedimento metodológico adotado para realização da pesquisa consiste na Análise do Discurso. O corpus utilizado no trabalho é composto por matérias jornalísticas que pautam questões ligadas a educação, ensino e as dificuldades enfrentadas no período de máxima vulnerabilidade da pandemia, identificando os sujeitos do discurso. A análise apresenta que os sujeitos que tiveram vozes são os que estão investidos de poder e autonomia para falar enquanto representantes das esferas estadual e municipal. Observa-se a falta de espaço para enunciação dos estudantes, bem como para os docentes e demais funcionários da Educação.
Abstract: This work aims to investigate the challenges imposed on students during the pandemic period based on the framework and clippings produced by television news in articles whose agendas address the pandemic. The methodological procedure adopted to carry out the research consists of Discourse Analysis. The corpus used in the work is composed of journalistic articles that guide issues related to education, teaching and the difficulties faced in the period of maximum vulnerability of the pandemic, identifying the subjects of the speech. The analysis shows that the subjects who had voices are those who are invested with power and autonomy to speak as representatives of the state and municipal spheres. There is a lack of space for enunciation by students, as well as by teachers and other Education officials.
Palavras-chave: Educação
Pandemia
Ensino Remoto
Comunicação
Análise de Conteúdo
Education
Remote Learning
Content analysis
Pandemic
Communication
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Senador Canedo
Citação: EFEL, Laianny Martins Silva. Exposição midiática do ensino remoto em tempos de pandemia. Monografia (Especialização em Docência da Educação Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Senador Canedo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1458
Data do documento: 20-Dez-2022
Aparece nas coleções:Especialização em Docência na Educação Profissional, Técnica e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_LAIANNY MARTINS SILVA EFEL..pdf2,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.