Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1405
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ensino de ciências biológicas para alunos com deficiência visual: uma abordagem sobre artrópodes
Título(s) alternativo(s): Teaching biological sciences to visually impaired students: an approach to arthropods
Autor(es): Pereira, Artur da Silva
Primeiro Orientador: Santana, Herick Soares de
metadata.dc.contributor.referee1: Santana, Herick Soares de
metadata.dc.contributor.referee2: Araújo Júnior, Antônio Cláudio de
metadata.dc.contributor.referee3: Rust, Naiara Miranda
Resumo: Essa pesquisa foi desenvolvida a partir da necessidade de apresentar uma proposta metodológica para o ensino de Ciências Biológicas para alunos com deficiência visual (com cegueira e baixa visão), considerando a necessidade de adaptação das estruturas físicas e pedagógicas para atender a diversidade de alunos. Para isso, o objetivo principal foi o levantamento bibliográfico de produções acadêmicas sobre metodologias de ensino para alunos com deficiência visual e a produção de materiais didáticos voltados ao ensino de Arthropoda. Também foi necessária uma reflexão do contexto histórico da temática, definições de deficiência visual, adaptações curriculares específicas e a utilização do filo Arthropoda como ferramenta metodológica de ensino. A metodologia adotada consistiu na busca bibliográfica de alternativas didáticas específicas para o ensino de ciências, biologia, e a produção de maquetes multissensoriais como alternativa de ferramenta de ensino. As maquetes consistem na representação de três Artrópodes representados tridimensionalmente para uso tátil, acompanhados com suas descrições morfológicas, habitat e alimentação descritas em braille. Os materiais foram validados por três professores especializados no atendimento a alunos deficientes visuais. As produções acadêmicas levantadas sobre a temática apontam que o uso de modelos concretos contribui para a aprendizagem e favorece o processo de construção de conhecimento.
Abstract: This research was developed due to need to present a methodological proposal for teaching Biological Sciences to visually impaired students (with blindness and low vision), considering the need to adapt the physical and pedagogical structures to meet the diversity of students. For this, we aim conduct a bibliographic survey of academic productions about teaching methodologies for visually impaired students and the production of teaching materials. It was also necessary to reflect on the historical context of the theme, definitions of visual impairment, specific curricular adaptations and the use of the phylum Arthropoda as a methodological teaching tool. The methodology adopted consisted of a bibliographic search for specific didactic alternatives for the teaching of Biological Sciences and the production of multisensorial models as an alternative teaching tool. The models consisted of the representation of three arthropods three- dimensionally represented for tactile use, accompanied by their morphological descriptions, habitat and feeding habits described in Braille. The materials were validated by three teachers specialized in assisting visually impaired students. The academic productions raised on the theme point out that the use of concrete models contributes to learning and favors the process of knowledge construction.
Palavras-chave: Biologia - Estudo e ensino
Pessoas com deficiência visual
Currículos - Mudança
Artrópode
Braille (Sistema de escrita)
Biology - Study and teaching
People with visual disabilities
Curriculum change
Arthropoda
Braille
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Águas Lindas de Goiás
Citação: PEREIRA, Artur da Silva. Ensino de ciências biológicas para alunos com deficiência visual: uma abordagem sobre artrópodes. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Águas Lindas, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1405
Data do documento: 8-Jul-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Artur Silva.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.