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Tipo: Dissertação
Título: Educação Física inclusiva: uma abordagem sobre o paradesporto no Instituto Federal de Goiás
Título(s) alternativo(s): Educação Física inclusiva: uma abordagem sobre o paradesporto no Instituto Federal de Goiás
Autor(es): Magalhães, Alan Alves de
Primeiro Orientador: Parreira, Gizele Geralda
metadata.dc.contributor.referee1: Parreira, Gizele Geralda
metadata.dc.contributor.referee2: Vieira, Timoteo Madaleno
metadata.dc.contributor.referee3: Alves, Maria de Lourdes
Resumo: Esta pesquisa investiga o paradesporto, a disciplina de Educação Física (EF) e a inclusão no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás a partir da seguinte problematização: é possível inserir a prática paradesportiva nas aulas de EF no IFG? O estudo fundamentou-se teoricamente em Carmona (2017), Müller (2018) e Mendes (2006) para tratar do paradesporto; em Soares (1992, 2004) e Zandoná e Fernando Henrrique (2018) para discutir acerca da disciplina Educação Física; e em Mazzota (2011), Sassaki (1999, 2002, 2009) e Mantoan (1997, 1998, 2003, 2015) para refletir sobre a inclusão. O objetivo geral da pesquisa foi identificar a possibilidade de as práticas paradesportivas desenvolvidas por atletas da ADFEGO contribuírem com a dimensão inclusiva das aulas de EF no IFG. Para tanto, traçamos os seguintes objetivos específicos: 1) identificar o conhecimento dos professores sobre as práticas inclusivas em aulas de EF e os respectivos métodos desenvolvidos no âmbito do IFG; 2) verificar quais as influências da atividade física como fator de superação da pessoa com deficiência (PcD); 3) observar quais ensinamentos emergem nessa experiência e suas contribuições para a PcD; 4) analisar a relação entre a atividade paradesportiva e a melhoria na qualidade de vida e na elevação da autoestima da PcD; 5) desenvolver um vídeo apresentando modalidades paradesportivas realizadas na região metropolitana de Goiânia as quais podem servir como referência para novas estratégias metodológicas de aulas de EF no IFG. O estudo é de abordagem qualitativa e teve a coleta de dados realizada por meio de entrevistas, administradas individualmente, pela ferramenta Google Meet, com uma amostra de 12 servidores de cinco campi da região metropolitana de Goiânia; além de uma etapa de investigação documental dos marcos normativos da EF, do paradesporto e da inclusão. Os resultados da pesquisa apontaram que a própria criação dos Núcleos de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNEs) evidencia a abertura para o acolhimento das PcD. Contudo, ressalta-se a necessidade de mais qualificação tanto dos professores quanto dos técnicos administrativos que trabalham nesses núcleos para consolidar efetivamente a prática inclusiva na sua essência.
Abstract: This research investigates the parasports, the discipline of Physical Education (PE) and the inclusion within the scope of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Goiás from the following problematization: is it possible to insert parasports practice in PE classes at the IFG? The study theoretically based in Carmona (2017), Müller (2018) and Mendes (2006) to treat parasports; in Soares (1992, 2004) and Zandoná and Fernando Henrrique (2018) to discuss the subject Physical Education; and in Mazzota (2011), Sassaki (1999, 2002, 2009) and Mantoan (1997, 1998, 2003, 2015) to reflect on inclusion. The general objective of the research was to identify the possibility of the parasports practices developed by athletes from the ADFEGO to contribute to the inclusive dimension of PE classes at the IFG. To this end, we set out the following specific objectives: 1) to identify teachers' knowledge about inclusive practices in PE classes and the respective methods developed within the IFG; 2) verify the influences of physical activity as a factor in overcoming the disabled person; 3) observe what teachings emerge from this experience and their contributions to the disabled person; 4) analyze the relationship between parasports activity and the improvement in quality of life and in the elevation of self-esteem in the disabled person; 5) develop a video showing parasports modalities performed in the metropolitan region of Goiânia which can serve as a reference for new methodological strategies for PE classes at IFG. The study has a qualitative approach and had data collection carried out through interviews, administered individually, by the Google Meet tool, with a sample of 12 servers from five campi in the metropolitan region of Goiânia; in addition to a documentary investigation stage of the regulation of PE, the parasports and the inclusion. The research results showed that the creation of the Accessibility Centers for People with Specific Needs (NAPNEs) shows the opening for the reception of disabled person. However, there is need more qualification of both teachers and servers who work in these centers in order to effectively consolidate inclusive practice in its essence.
Palavras-chave: Educação Física Inclusiva
Paradesporto
Inclusão
Inclusive Physical Education
Paradesport
Inclusion
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Anápolis
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissonal e Tecnológica
Citação: MAGALHÃES, Alan Alves de. Educação Física inclusiva: uma abordagem sobre o paradesporto no Instituto Federal de Goiás. Orientadora: Gizele Geralda Parreira. 2022. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Anápolis, Anápolis, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1363
Data do documento: 30-Jun-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

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