Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1360
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A importância do relacionamento entre surdos e ouvintes no ambiente educacional: um recorte no curso de Pedagogia Bilíngue
Título(s) alternativo(s): The importance of the relationship between deaf and hearing people in the educational environment: a cut in the Bilingual Pedagogy course
Autor(es): Rosa, Naralinny Pereira
Primeiro Orientador: Aguiar, Thiago Cardoso
metadata.dc.contributor.referee1: Aguiar, Thiago Cardoso
metadata.dc.contributor.referee2: Pinheiro, Flávia de Almeida
metadata.dc.contributor.referee3: Lima, Josiane dos Santos
Resumo: A pesquisa objetiva analisar o relacionamento entre alunos surdos e ouvintes e como esse influencia o aprendizado dos discentes com surdez no ambiente educacional. A organização do TCC terá a seguinte divisão de capítulos: no primeiro, a fundamentação teórica; no segundo, a pesquisa de campo, focando sobre a importância de surdos e ouvintes se relacionarem na sala de aula; e, no terceiro, uma avaliação das informações conseguidas. Este trabalho nasce, em meio às suas propostas, pela reflexão sobre as práticas dentro do curso de Pedagogia Bilíngue do IFG. Por isso, defende-se a importância, nesse contexto, da troca linguística entre surdos e ouvintes. Um exemplo: o ouvinte aprender em Língua Brasileira de Sinais - Libras e o surdo aprender em português. Essa interação é importante em sala de aula para melhor futuro do curso e, consequentemente, também para a escola em que esses futuros profissionais atuarão. Para analisar toda essa situação, são utilizadas ideias de autores como Gesser (2010), JesusFernandes (2017), Félix (2009), Skliar (2016) e Strobel (2008). Este trabalho é relevante, pois enfatiza o relacionamento entre alunos surdos e ouvintes, visando a melhora no ambiente de sala do curso de Pedagogia Bilíngue e, consequentemente, das crianças surdas na escola. Após a pesquisa, entende-se que a interação é importante entre os dois grupos em questão, pois terá reflexo na atuação dos futuros profissionais com as crianças surdas. É fundamental que os ouvintes e surdos tenham interação dentro da língua de sinais como também na língua Portuguesa escrita em sala de aula. É necessário misturar os ouvintes e surdos em atividades, trabalhos e outros, porque o relacionamento no curso Pedagogia Bilíngue hoje vai refletir nos relacionamentos da escola amanhã. Caso contrário, prejuízos poderão ser refletidos na escola, no futuro.
Abstract: The research aims to analyze the relationship between deaf and hearing students and how this influences the learning of students with deafness in the environment educational. The organization of the TCC will have the following division of chapters: in the first, the theoretical foundation; in the second, field research, focusing about the importance of deaf and hearing people interacting in the classroom; and, in third, an evaluation of the information gathered. This work is born, amid to their proposals, by reflecting on the practices within the Pedagogy course IFG bilingual. Therefore, the importance, in this context, of the exchange language between deaf and hearing people. An example: the listener learns in Language Brasileira de Sinais - Libras and the deaf learn in Portuguese. This interaction is important in the classroom for a better future of the course and, consequently, also for the school where these future professionals will work. to analyze In all this situation, ideas from authors such as Gesser (2010), JesusFernandes (2017), Félix (2009), Skliar (2016) and Strobel (2008) are used. This job is relevant, as it emphasizes the relationship between deaf and hearing students, aiming at improves the classroom environment of the Bilingual Pedagogy course and, consequently, of deaf children at school. After the research, it is understood that the interaction is important between the two groups in question, as it will be reflected in the performance of future professionals with deaf children. It is essential that hearing and deaf people have interaction within sign language as well as in Portuguese writing in the classroom. It is necessary to mix hearing and deaf people in activities, works and others, because the relationship in the Bilingual Pedagogy course today will reflect on school relationships tomorrow. Otherwise, losses may be reflected in the school in the future.
Palavras-chave: Educação bilíngue
Inclusão
Alunos surdos e ouvintes
Interação
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Aparecida de Goiânia
Citação: ROSA, Naralinny Pereira. A importância do relacionamento entre surdos e ouvintes no ambiente educacional: um recorte no curso de pedagogia bilíngue. 2022. 52 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue Libras / Português, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Aparecida de Goiânia, Aparecida de Goiânia, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1360
Data do documento: 9-Fev-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia Bilíngue

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Naralinny.pdf946,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.