Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1356
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A grandeza do grão: os ciclos reflexivos atrelados à prática do plantio do feijão na educação básica
Título(s) alternativo(s): The greatness of the grain: the reflective cycles related to the practice of planting beans in basic education
Autor(es): Vasconcelos, Rebeca Maria Pessoa
Primeiro Orientador: Araújo Júnior, Antônio Cláudio
metadata.dc.contributor.referee1: Araújo Júnior, Antônio Cláudio
metadata.dc.contributor.referee2: Machado , Vinícius Felipe Leal
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Raphael Matias da
Resumo: Este estudo tem como objetivo investigar e explorar os métodos de abordagens da biologia e do ensino de ciência em diálogo com outras leituras do mundo. Após estudar como a prática do plantio do feijão é aplicada no ensino fundamental II, foi elaborada uma sequência didática para turmas do sexto ano, que parte da ludicidade para trabalhar, com esta prática competências socioemocionais (paciência, resistência à frustração, respeito à diversidade) em diálogo com as competências relacionados ao ensino de ciências (experimentação, germinação, metabolismo, influência do meio nos processos biológicos). Para avaliar seus efeitos e aperfeiçoar sua efetividade, tal sequência didática foi apresentada a professores que atuam na educação básica da rede municipal de Águas Lindas de Goiás. Este trabalho permitiu discutir as diferenças entre "experimento" e "experiência" na prática pedagógica, bem como aprofundar os sentidos pouco explorados que uma prática tão comum pode ter.
Abstract: The objective of this study is to investigate and explore the methods and approaches from biology and science teaching in conjunction with diferente ideas  throughout the world. After   the experiment of planting beans that is applied in elementary school II,  it was elaborated  a didactic method  for the   practice of social and emotional skills  of the students  teaching (patience, resistance to resistance to frustration and  respect for diversity) in conjunction with the competences related to the teaching method of science (experimentation, germination, metabolism, wich influence on the environment and biological processes). To evaluate their improvements and effectiveness  of  the teaching method in Goiás, they were presented to teachers who work in the  municipal network of Goiás. This study showed the  practical work and the differences between "practical experience" and "experience" in pedagogical practice, and exploring the knowledge in such a simple practice.
Palavras-chave: Prática de ensino
Águas Lindas de Goiás (GO)
Experiência
Feijão - Cultivo
Educação básica
Biologia - Estudo e ensino
Student teaching
Experience
Beans - Planting
Basic education
Biology - Study and teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Águas Lindas de Goiás
Citação: VASCONCELOS, Rebeca Maria Pessoa. A grandeza do grão: os ciclos reflexivos atrelados à prática do plantio do feijão na educação básica. 2022. 47 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Águas Lindas, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1356
Data do documento: 14-Jul-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc Rebeca Maria Vasconcelos.pdf1,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.