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Tipo: Monografia-Especialização
Título: BNCC e currículo: um comparativo dos currículos referência das redes de ensino de Goiás, Alagoas e São Paulo.
Título(s) alternativo(s): BNCC and curriculum: a comparative of curricula reference of the teaching networks of Goiás, Alagoas and São Paulo.
Autor(es): Quirino, Stepan Edson Gomes
Primeiro Orientador: Alves, Blyeny Hatalita Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Alves, Blyeny Hatalita Pereira Alves
metadata.dc.contributor.referee2: Andrade, Lígia Viana
metadata.dc.contributor.referee3: Alves, Mateus Momenté
Resumo: Garantido pela constituição federal, o acesso à educação no Brasil é direito de todo cidadão e dever do estado. Assim sendo, cabe ao estado oportunizar o acesso ao ensino a todo e qualquer indivíduo que dele necessite. Entretanto, ao se levar em consideração a extensão continental de nosso país, fica claro que a tarefa não é simples. Um dos grandes desafios, por exemplo, é garantir um ensino igualitário, com objetivos uníssonos que atenda de maneira harmônica as heterogeneidades de seus múltiplos clientes. Foi pensando nesses desafios que a Base Nacional Comum Curricular – BNCC – foi criada; documento norteador cujo objetivo é estabelecer conhecimentos, competências e habilidades a todo indivíduo em processo de escolarização e que procura mitigar, dessa forma, os desacordes que os envolvem. Isto posto, e tendo por base um estudo bibliográfico conjunto a um estudo documental, este trabalho objetiva analisar os currículos referência para o componente curricular de Ciências, o ensino fundamental anos finais, dos estados de Goiás – região Centro-Oeste; São Paulo – região Sudeste e de Alagoas – região Nordeste, estabelecendo uma comparação entre os documentos, observando as propostas da Base Nacional Comum Curricular e refletindo a aplicação das orientações constantes na BNCC nos mencionados currículos. Apesar do propósito norteador e unificador da BNCC, o documento é flexível quando propõem a regionalização; método que visa garantir a preservação das diversas identidades regionais. Entretanto, a abertura à regionalização não exclui o cuidado em garantir o desenvolvimento das competências básicas norteadas bela BNCC. Cuidado esse que deve ser prioridade na elaboração e execução dos currículos regionais que, valorizando suas particularidades regionais, devem, ainda, garantir os pressupostos de uma base nacional na educação.
Abstract: Guaranteed by the federal constitution, access to education in Brazil is a right of every citizen and a duty of the state. Therefore, it is up to the state to provide access to education to any individual who needs it. However, when considering the continental extension of our country, it is clear that the task is not simple. One of the great challenges, for example, is to guarantee egalitarian education, with unison objectives that harmoniously meet the heterogeneities of its multiple clients. It was with these challenges in mind that the Common Core State Standards (BNCC, in portuguese) was created; guiding document whose objective is to establish knowledge, skills and abilities for every individual in the schooling process and which seeks to mitigate, in this way, the disagreements that involve them. That said, and based on a bibliographic study together with a documentary study, this work aims to analyze the reference curricula for the discipline of Science, stage II of elementary school, in the states of Goiás - Central-West region; São Paulo – Southwest region and Alagoas – Northeast region, establishing a comparison between the documents, observing the proposals of the Common Core State Standards and reflecting the application of the guidelines contained on it in the mentioned curricula. Despite the guiding and unifying purpose of the Common Core, the document is flexible when proposing regionalization; method that aims to guarantee the preservation of the various regional identities. However, opening up to regionalization does not exclude care to ensure the development of basic skills guided by the Common Core. This care must be a priority in the elaboration and execution of regional curricula that, valuing their regional particularities, must also guarantee the assumptions of a national base in education.
Palavras-chave: BNCC.
BNCC.
Ensino de Ciências.
Science teaching.
Ensino igualitário.
Egalitarian education.
Pesquisa documental.
Documentary research.
Referencial curricular.
Curriculum reference.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Itumbiara
Citação: QUIRINO, Stepan Edson Gomes. BNCC e currículo: um comparativo dos currículos referência das redes de ensino de Goiás, Alagoas e São Paulo. 2022. Monografia (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG, Itumbiara, 47p. 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1347
Data do documento: 5-Out-2022
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências e Matemática

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