Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1334
Tipo: Trabalho Completo
Título: Cinema, educação e educação matemática: uma revisão sistemática de literatura
Título(s) alternativo(s): Cinema, education and mathematical education: a systematic literature review
Autor(es): DI SANTO, Marcella Suarez
SILVA, Matheus dos Santos
Resumo: O presente artigo versa sobre os primeiros resultados de pesquisa para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG, Câmpus Valparaíso. Apresentamos uma revisão sistemática de literatura acerca de cinema, educação e educação matemática com o objetivo de identificar as pesquisas acadêmicas bem como os resultados obtidos das experiências a respeito do cinema como recurso e linguagem partícipes das salas de aula de matemática. Essa metodologia de pesquisa permite observar os estudos existentes a respeito dos temas a serem pesquisados com forma de apontar caminhos de pesquisa, bem como fundamentação teórico-metodológica para estudos seguintes. Os resultados apontam diferenças entre o número de produções em diferentes línguas a partir dos portais de Periódicos CAPES e SciELO. Ao todo, 28 artigos foram analisados e os resultados são apresentados com a compilação de informações sobre os portais pesquisados, a quantidade de artigos por portal e a indicação do periódico original em que o artigo foi publicado. Dessa forma, acredita-se que outros pesquisadores poderão recorrer a esta revisão para projetos futuros.
Abstract: This article is about the first research results for the Final Paper of Mathematics Degree Course (TCC) at the Federal Institute of Education, Science and Technology de Goiás - IFG, Valparaíso Campus. We present a systematic review of the literature on cinema, education and mathematics education with the aim of identifying academic research well how the results obtained from the experiences regarding cinema as a resource and participating language of math classrooms. This research methodology allows us to observe existing studies about the themes to be researched in order to point out research paths, as well as theoretical-methodological foundation for further studies. The results show differences between the number of productions in different languages ​​from the portals of Periodicals CAPES and SciELO. To the in all, 28 articles were analyzed and the results are presented with the compilation of information about the searched portals, the number of articles per portal and the indication of the original journal in that the article was published. Thus, it is believed that other researchers will be able to resort to this review for future projects
Palavras-chave: Revisão sistemática de literatura
Cinema
Educação
Educação Matemática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Estadual da Paraíba
Citação: SILVA, M. S.; DI SANTO, M. S. CINEMA, EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. In: Anais... VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Campina Grande - PB: Realize, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1334
Data do documento: 4-Dez-2021
Aparece nas coleções:Eventos realizados extra IFG

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Marcella e Matheus216,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.