Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1319
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação sexual: uma análise sobre os obstáculos enfrentados pelas docentes no Instituto Federal de Goiás - Campus Formosa
Título(s) alternativo(s): Sex education: an analysis on the obstacles faced by teachers at the Institute Federal of Goiás - Campus Formosa
Autor(es): Ferreira, Aurélio da Costa
Primeiro Orientador: Fernandes, Janaína Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Araujo, Daniel Séjour
metadata.dc.contributor.advisor-co2: Souza, Clóvis Henrique Leite de
metadata.dc.contributor.referee1: Fernandes, Dra. Janaina Ferreira
metadata.dc.contributor.referee2: Araujo, Me. Daniel Séjour
metadata.dc.contributor.referee3: Souza, Clóvis Henrique Leite de
Resumo: Este trabalho pretende lançar luz sobre a necessidade de uma ampla discussão acerca da educação sexual como tema transversal na educação básica. Percebe-se uma resistência quanto ao tema por alguns segmentos sociais. Inferimos que tal resistência está relacionada a um conjunto de crenças, preconceitos e estereótipos. O objetivo deste trabalho é identificar os obstáculos enfrentados pelos docentes com o Tema Transversal Educação Sexual, no Instituto Federal de Goiás, campus Formosa. Para tanto, foi realizado um grupo focal de modo remoto, incluindo cinco professoras do referido campus que tenham trabalhado com a temática em sala de aula ou em projetos educacionais no âmbito do Ensino Médio. O desenvolvimento do trabalho apontou a dificuldade de abordagem da temática no âmbito escolar, havendo, a partir dos discursos das participantes da pesquisa, um forte vínculo entre as causas dessas dificuldades e projetos de educação como o movimento Escola Sem Partido (ESP), que vem intervindo de forma abusiva na práxis do professor em sala de aula.
Palavras-chave: Educação Sexual
Capacitação
Educação e ensino
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Formosa
Citação: FERREIRA, Aurélio da Costa. Educação sexual: uma análise sobre os obstáculos enfrentados pelas docentes no Instituto Federal de Goiás - Campus Formosa. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Goiás, Formosa, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1319
Data do documento: 1-Set-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Aurélio_da_Costa_Ferreira.pdfTcc Aurélio da Costa Ferreira2,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.