Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1306
Tipo: Monografia-Especialização
Título: Economia compartilhada: um estudo sobre os meios de hospedagem colaborativos e sua influência na hospitalidade
Título(s) alternativo(s): Economia compartilhada: um estudo sobre os meios de hospedagem colaborativos e sua influência na hospitalidade
Autor(es): Machado, Ana Flávia Costa
Primeiro Orientador: Lopes, Alex Diniz
metadata.dc.contributor.referee1: Lopes, Alex Diniz
metadata.dc.contributor.referee2: Carvalho, José Carlos de
metadata.dc.contributor.referee3: Curado, Renata Fleury
Resumo: A Globalização, as inovações tecnológicas e as redes sociais mudaram o modo de viver da sociedade. Novas necessidades e oportunidades mercadológicas surgiram, com impactos diretos no Turismo e na Hospitalidade. O padrão de consumo foi alterado, e o conceito de posse de bens está sendo gradativamente substituído pelas experiências que os produtos ou hospedagens podem oferecer. Desse novo contexto mundial surgiu a economia compartilhada ou colaborativa, cuja proposta é partilhar bens, recursos e capitais entre múltiplas pessoas, além da preocupação com os impactos no meio ambiente e a sustentabilidade socioambiental. Na hotelaria essa mudança refletiu na criação de outros meios de hospedagem, com propostas inovadoras e focadas no melhor custo-benefício possível. O objetivo desse trabalho é entender a influência da Hospitalidade no compartilhamento e nos novos meios de hospedagem que surgiram através desse emergente conceito econômico. Através de pesquisa quantitativa descritiva este estudo levanta dados de consumo, fatores que levaram os entrevistados a optar por hospedagens compartilhadas e se a percepção da hospitalidade foi afetada. Para tanto foi aplicado questionário através da plataforma Google forms para diferentes perfis de público. Os resultados obtidos na pesquisa apontaram que a opção do público entrevistado por meios compartilhados foi motivada principalmente por fatores financeiros, além de enxergar um melhor custo-benefício envolvido nesse modelo. Também identificou-se que a percepção de hospitalidade recebida tampouco diferiu da receptividade e acolhimento usuais nos meios tradicionais de hospedagem.
Abstract: Globalization, technological innovations and social networks changed society's way of living. New needs and market opportunities appeared, with direct impact in Tourism and Hospitality. Patterns of consumption were altered, and the concept of possession of goods is slowly being replaced by experiences offered by products or hosting. Out of this new global context came the sharing or collaborative economy, proposing splitting goods, resources and capital among multiple people, besides concerns with environmental impacts and socioenvironmental sustainability. In the hospitality industry this change led to the creation of new means of hosting, with innovative propositions and focused on providing the best cost-benefit possible. This article's objective is to understand the influence in Hospitality by sharing and the new means of hosting that came from this rising economic concept. Using descriptive quantitative polling, this article collects data on consumption, factors that led the interviewees to choose shared hosting and whether their perception of hospitality changed from that. In order to achieve that goal, a Google Forms survey was taken by people of varied profiles. The results indicate that the interviewees decided for shared means of hosting especially due to financial reasons, as well as a perception of better cost-benefit in that model. It also identified that the perception of the hospitality received differed little from the receptiveness and welcome usual in traditional means of hosting.
Palavras-chave: Hospitalidade
Hospitality
economia compartilhada ou economia de compartilhamento
Sharing Economy
consumo colaborativo
Collaborative Consumption
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Goiânia
Citação: MACHADO, Ana Flávia. Economia Compartilhada: Um Estudo sobre os Meios de Hospedagem Colaborativos e sua Influência na Hospitalidade.2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Gestão dos Serviços de Hospitalidade) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Goiânia-Goiás.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1306
Data do documento: 31-Ago-2022
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão dos Serviços de Hospitalidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mon.especialização_Ana Flávia Costa Machado.pdf956,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.