Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1285
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Deslocamentos forçados: análise e relato de experiência sobre a temática dos imigrantes e dos refugiados com o uso de produções artísticas em aula
Título(s) alternativo(s): Forced displacements: analysis and experience report on the issue of immigrants and refugees with the use of artistic productions in class
Autor(es): Silva, Érika Cristina Castro e
Primeiro Orientador: Gandara, Lemuel da Cruz
metadata.dc.contributor.referee1: Gandara, Lemuel da Cruz
metadata.dc.contributor.referee2: Celentano, Deborah Cancella Pinheiro
metadata.dc.contributor.referee3: Borges, Luciany Oliveira Osório
Resumo: Este trabalho tem como questão principal a forma de inserir o tema deslocamentos forçados e refugiados nas aulas do Ensino Médio, utilizando produções artísticas que dialoguem com tal tema e estimulando a Imaginação Sociológica nos alunos. Para isso, o presente trabalho conta com embasamento histórico e contextualização dos deslocamentos forçados e refugiados, no Brasil e no mundo, além das análises quanto às formas como o tema aparece no cotidiano brasileiro, seja por meio dos noticiários ou produções artísticas nacionais e internacionais. Como base referencial para a abordagem do tema de deslocamentos forçados e refugiados nas aulas, foram analisados trabalhos que tratam da utilização de produções artísticas e a Imaginação Sociológica em sala de aula. Quanto à abordagem, o relato de experiência descreve como foi a utilização da metodologia escolhida e o diálogo com o tema supracitado, assim como a devolutiva dos alunos e o contexto de toda esta experiência, que influencia no formato de ensino e na participação dos alunos.
Abstract: This work has as main question how to insert the theme forced displacement and refugees in high school classes, using artistic productions that dialogue with this theme and stimulating the Sociological Imagination in students. For this, the present work has a historical basis and contextualization of forced displacements and refugees, in Brazil and in the world, in addition to analyzes of the ways in which the theme appears in Brazilian daily life, whether through the news or national and international artistic productions. As a reference basis for approaching the issue of forced displacement and refugees in the classroom, works dealing with the use of artistic productions and the Sociological Imagination in the classroom were analyzed. As for the approach, the experience report describes how the chosen methodology was used and the dialogue with the aforementioned theme, as well as the feedback from the students and the context of this whole experience, which influences the teaching format and student participation.
Palavras-chave: Educação, Ensino Médio, Imigrantes, Refugiados
Education, High School, Immigrants, Refugees
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Formosa
Citação: SILVA, Érika Cristina Castro e. Deslocamentos forçados: análise e relato de experiência sobre a temática dos imigrantes e dos refugiados com o uso de produções artísticas em aula. 2022. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso – Licenciatura em Ciências Sociais – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Formosa, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1285
Data do documento: 22-Jul-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Erika Cristina Castro e Silva.pdfTCC_Érika Cristina Castro e Silva1,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.