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Tipo: Monografia-Especialização
Título: O uso do Kahoot como ferramenta de avaliação de recuperação no ensino de Ciências.
Título(s) alternativo(s): The use of Kahoot as a recovery assessment tool in Science teaching.
Autor(es): Guizzetti, Renata Araújo
Primeiro Orientador: Franzão, Juliana Moraes
metadata.dc.contributor.referee1: Franzão, Juliana Moraes
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Ayanda Ferreira Nascimento
metadata.dc.contributor.referee3: Fonseca, Luciana Nunes
Resumo: Esse trabalho constitui-se do relato de uma experiência realizada em uma instituição de ensino estadual da cidade de Itumbiara com os alunos do nono ano do ensino fundamental, utilizando um quiz criado na plataforma Kahoot a fim de verificar a importância do uso da metodologia ativa gamificação no processo de aprendizagem, tornando-se uma ferramenta de avaliação da aprendizagem que pode substituir a avaliação formal: a prova escrita. A utilização de estratégias de gamificação aliada à tecnologia durante as aulas despertam o interesse do aluno, colocando-o como protagonista do seu processo de aprendizagem, com atuação efetiva e leva o professor para a condição de mediador da atividade. Com a aplicação dessa metodologia ativa, foi possível realizar a avaliação dos estudantes, a partir da análise do relatório gerado na plataforma, e observar que ocorreu a substituição da ansiedade e medo existentes durante o período de provas, por participação e entusiasmo ao realizar essa atividade. Em suma, quando os métodos de avaliação estão associados aos interesses dos estudantes, aumenta-se a possibilidade de avaliar o aprendizado significativo.
Abstract: This paper is the report of an experience conducted in a state educational institution inthe city of Itumbiara with ninth grade students of elementary school, using a quiz createdon the Kahoot platform in order to verify the importance of using the active gamificationmethodology in the learning process, becoming a learning assessmenttool that canreplace the formal assessment: the written test. The use of gamification strategiescombined with technology during classes arouses the student's interest by placing him asthe protagonist of his learning process with effectiveperformance and takes the teacherto the condition of mediator of the activity. With the application of this activemethodology, it was possible to evaluate the students, based on the analysis of the reportgenerated on the platform, and observe that there was a replacement of anxiety and fearduring the exam period, by participation and enthusiasm when performing this activity. In short, when the evaluation methods are associated with the students' interests, thepossibility of assessing meaningful learning increases.
Palavras-chave: Metodologias ativas.
Active methodologies.
Gamificação.
Gamification.
Ensino de Ciências.
Science teaching.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Itumbiara
Citação: GUIZZETTI, Renata Araújo. O uso do Kahoot como ferramenta de avaliação de recuperação no ensino de Ciências. 2022. Monografia (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG, Itumbiara, 11 p. 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1259
Data do documento: 13-Jul-2022
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências e Matemática

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