Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1232
Tipo: | Monografia-Especialização |
Título: | Avaliação da aprendizagem nos Institutos Federais em Goiás durante a pandemia: uma investigação documental |
Título(s) alternativo(s): | Assessment of learning in Federal Institutes in Goiás during the pandemic: a documentary investigation |
Autor(es): | Lima, Niele Alves |
Primeiro Orientador: | Assis, Tauã Carvalho de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Assis, Tauã Carvalho de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Andrade, Lígia Viana |
metadata.dc.contributor.referee3: | Matos, Victor Fernando de |
Resumo: | Este trabalho aborda a temática do processo de avaliação da aprendizagem no período de defluência mais crítica da pandemia ocasionada pelo Covid 19, período que as instituições de ensino tiveram que modelar o ensino presencial em remoto, em virtude das restrições sanitárias. O artigo é direcionado na produção documental dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás e Goiano, sobre as orientações e/ou determinações para realização da avaliação da aprendizagem nesse período. Tendo como perspectiva metodológica, revisão bibliográfica e a pesquisa documental, buscou-se construir o quadro de análise das concepções para as avaliações das instituições. É observado em ambas instituições o cuidado em desenvolver uma avalição qualitativa, sendo requerido ter conceituado pelo menos as características básicas na ementa da disciplina. |
Abstract: | This work addresses the issue of the learning evaluation process in the most critical period of defluence of the pandemic caused by Covid 19, a period in which educational institutions had to model face-to-face teaching in remote, due to the need for health restrictions. The article is focused on the documentary production of the Federal Institutes of Education, Science and Technology of Goiás and Goiano, on the guidelines and/or determinations for carrying out the assessment of learning in this period. Having as a methodological perspective bibliographic review and documental research, we sought to build the framework for analyzing the evaluative perspectives of institutions. It is observed in both institutions the care to develop a qualitative assessment, being required to have conceptualized at least the basic characteristics in the syllabus of the discipline. |
Palavras-chave: | Pandemia de Covid-19. Covid-19 pandemic. Ensino remoto emergencial. Emergency remote teaching. Avaliação da aprendizagem. Learning assessment. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás |
Sigla da Instituição: | IFG |
metadata.dc.publisher.department: | Câmpus Itumbiara |
Citação: | LIMA, Niele Alves. Avaliação da aprendizagem nos Institutos Federais em Goiás durante a pandemia: uma investigação documental. 2022. Monografia (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG, Itumbiara, 38p. 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1232 |
Data do documento: | 23-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
mon. especialização_Niele Alves Lima.pdf | Monografia de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática - Câmpus Itumbiara 2022 - Niele Alves Lima - Avaliação da aprendizagem nos Institutos Federais em Goiás durante a pandemia: uma investigação documental | 1,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.