Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1232
Tipo: Monografia-Especialização
Título: Avaliação da aprendizagem nos Institutos Federais em Goiás durante a pandemia: uma investigação documental
Título(s) alternativo(s): Assessment of learning in Federal Institutes in Goiás during the pandemic: a documentary investigation
Autor(es): Lima, Niele Alves
Primeiro Orientador: Assis, Tauã Carvalho de
metadata.dc.contributor.referee1: Assis, Tauã Carvalho de
metadata.dc.contributor.referee2: Andrade, Lígia Viana
metadata.dc.contributor.referee3: Matos, Victor Fernando de
Resumo: Este trabalho aborda a temática do processo de avaliação da aprendizagem no período de defluência mais crítica da pandemia ocasionada pelo Covid 19, período que as instituições de ensino tiveram que modelar o ensino presencial em remoto, em virtude das restrições sanitárias. O artigo é direcionado na produção documental dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás e Goiano, sobre as orientações e/ou determinações para realização da avaliação da aprendizagem nesse período. Tendo como perspectiva metodológica, revisão bibliográfica e a pesquisa documental, buscou-se construir o quadro de análise das concepções para as avaliações das instituições. É observado em ambas instituições o cuidado em desenvolver uma avalição qualitativa, sendo requerido ter conceituado pelo menos as características básicas na ementa da disciplina.
Abstract: This work addresses the issue of the learning evaluation process in the most critical period of defluence of the pandemic caused by Covid 19, a period in which educational institutions had to model face-to-face teaching in remote, due to the need for health restrictions. The article is focused on the documentary production of the Federal Institutes of Education, Science and Technology of Goiás and Goiano, on the guidelines and/or determinations for carrying out the assessment of learning in this period. Having as a methodological perspective bibliographic review and documental research, we sought to build the framework for analyzing the evaluative perspectives of institutions. It is observed in both institutions the care to develop a qualitative assessment, being required to have conceptualized at least the basic characteristics in the syllabus of the discipline.
Palavras-chave: Pandemia de Covid-19.
Covid-19 pandemic.
Ensino remoto emergencial.
Emergency remote teaching.
Avaliação da aprendizagem.
Learning assessment.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Itumbiara
Citação: LIMA, Niele Alves. Avaliação da aprendizagem nos Institutos Federais em Goiás durante a pandemia: uma investigação documental. 2022. Monografia (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG, Itumbiara, 38p. 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1232
Data do documento: 23-Jun-2022
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mon. especialização_Niele Alves Lima.pdfMonografia de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática - Câmpus Itumbiara 2022 - Niele Alves Lima - Avaliação da aprendizagem nos Institutos Federais em Goiás durante a pandemia: uma investigação documental1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.