Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1207
Tipo: | Monografia-Especialização |
Título: | Tecnologias da informação e comunicação (TIC) como instrumento motivador dentro do processo ensino-aprendizagem na educação profissional de nível médio |
Título(s) alternativo(s): | Information and communication technologies (ICT) as a motivating instrument within the teaching-learning process in secondary level professional education |
Autor(es): | Leite, Maria José Silva |
Primeiro Orientador: | Gomes, Alan Keller |
metadata.dc.contributor.referee1: | Gomes, Alan Keller |
metadata.dc.contributor.referee2: | Costa, Renata Luiza |
metadata.dc.contributor.referee3: | Del Bianco, Rita de Cássia Rodrigues |
Resumo: | O presente estudo parte da visão de que a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) traz mudanças significativas no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo é discutir o uso das TICs como instrumento motivador dentro do processo ensino-aprendizagem na Educação Profissional. A presente pesquisa foi conduzida no formato de uma revisão narrativa de trabalhos acadêmicos e de autores relacionados ao objetivo. Como contribuição, é feita uma reflexão sobre como o uso das TICs pode contribuir no aprendizado do estudante e ainda, busca cooperar na compreensão sobre a adoção dessas tecnologias em ambientes educacionais. Como resultado dessa reflexão, constatou-se que o uso dessas tecnologias vai além de apenas colocá-las dentro das instituições de ensino e ofertar cursos mostrando como utilizá-las. É preciso também que o docente se sinta seguro com sua eficácia e saiba em que momento pode usá-las, sem que haja interferência na mediação. |
Abstract: | This study is based on the view that the use of Information and Communication Technologies (ICTs) brings significant changes in the teaching-learning process. The objective is to discuss the use of ICTs as a motivating instrument within the teaching-learning process in Professional Education. This research was conducted in the form of a narrative review of academic works and authors related to the objective. As a contribution, a reflection is made on how the use of ICTs can contribute to student learning and also seeks to cooperate in understanding the adoption of these technologies in educational environments. As a result of this reflection, it was found that the use of these technologies goes beyond just placing them within educational institutions and offering courses showing how to use them. It is also necessary that the professor feels secure with their effectiveness and knows when they can use them, without interference in mediation. |
Palavras-chave: | Tecnologias educacionais Prática pedagógica Ensino-aprendizagem |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás |
Sigla da Instituição: | IFG |
metadata.dc.publisher.department: | Câmpus Inhumas |
Citação: | Leite, Maria Jose Silva. Tecnologias da informação e comunicação (TIC) como instrumento motivador dentro do processo ensino-aprendizagem na educação profissional de nível médio. Orientador: Alan Keller Gomes. 2021. 24 f. TCC (especialização) – curso: Especialização em Docência na Educação Básica e Profissional, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás, Inhumas, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1207 |
Data do documento: | 20-Ago-2021 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Docência na Educação Básica e Profissional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Maria José.pdf | Trabalho de conclusão de curso de especialização de Maria José Silva Leite | 428,28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.